Prefeitura inaugura Via Binário do Porto e fecha trecho do Elevado da Perimetral
A inauguração da via e o fechamento parcial do elevado foram acompanhados pelo prefeito Eduardo Paes, pelo secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, e pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), Alberto Silva. Pouco antes do fechamento da Perimetral, Paes orientou a população para que evite utilizar o carro na região nesta primeira semana de adaptação à nova rota.
- A gente faz um apelo ao cidadão, carioca e da Região Metropolitana, para que procure utilizar o transporte público ou a carona solidária, especialmente nesta próxima semana, que será de adaptação - disse, acrescentando que as intervenções na Região Portu
ária refletem o dinamismo do Rio:
- O Rio é mesmo uma cidade dinâmica. A Perimetral, por exemplo, teve seu momento, mas a gente viu que ela deteriorou e abandonou muito uma área importante da cidade, que hoje passa por um processo de revitalização. Estamos transformando um lugar que todos os dias, para a gente passar, é muito difícil.
Da calçada da Via Binário do Porto, o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osorio, acompanhou a passagem dos veículos e destacou a importância da nova via para aqueles que acessam a região diariamente:
- A Via Binário abre uma nova passagem na Região Portuária, integrando-a com todas as suas vias internas. E nesse momento de obras, enquanto não temos a Via Expressa inaugurada, ela será uma importante alternativa para o fluxo de veículos que acessava a Perimetral.
A Via Expressa (atual Avenida Rodrigues Alves) será fundamental à estrutura do novo sistema viário da Região Portuária. Somente na área da operação urbana, a via terá 3.610 metros e seis faixas de rolamento – três no sentido Avenida Brasil e três em direção ao Aeroporto Santos Dumont.
Com a implantação do novo trajeto paralelo, serão alterados os itinerários de chegada ao Centro do Rio das linhas de ônibus intermunicipais com destino ao Terminal Américo Fontenelle. A integração dessas linhas com os ônibus municipais, que era feita na Avenida Rodrigues Alves junto à Rodoviária Novo Rio, passará a ser realizada na Rua Santo Cristo, próximo ao Terminal Padre Henrique Otte.
As demais linhas intermunicipais e as linhas municipais que acessam a Praça Mauá e o Centro pela Avenida Rodrigues Alves não terão seus itinerários alterados.
Para a implantação do trajeto paralelo, que faz parte do plano de mitigação do trânsito para o fechamento da Perimetral, será necessário a abertura da alça de conexão da Avenida Rodrigues Alves com a Rua Comandante Garcia Pires, em frente à Rodoviária Novo Rio; inversão de sentido das ruas Santo Cristo e Barão da Gamboa; Inversão do sentido de uma pista da Rua da Gamboa, no trecho entre as ruas Rivadavia Correia e Barão da Gamboa.
Em razão das mudanças, o Terminal Padre Henrique Otte terá alteração operacional na disposição dos pontos finais dos ônibus e ganhará uma terceira plataforma na lateral do terminal. Com isso, a capacidade total será ampliada em 50% (de 22 para 33 vagas). As linhas municipais, que acessam o Terminal Padre Henrique Otte provenientes da Zona Sul, também terão seu itinerário alterado, acessando o mesmo pela Avenida Cidade de Lima e Via D1
Comentários
Postar um comentário