Teotônio Vilela (AL) recebe visita do professor e pesquisador Vital Didonet


Thumb_1.teot_nio_vilela_-_fotos-guga_soares
No município de Teotônio Vilela (AL), a luta pela redução da mortalidade infantil é exemplo de mobilização social e política pela melhoria de vida da primeira infância. A cidade, que já registrou 83 mortes para cada 1000 nascidos vivos em 1996, números muito maiores do que os 1% aceitos pelo Ministério da Saúde, hoje alcançou uma redução de 86,75%, segundo dados oficiais. O sucesso reflete-se na integração popular para a realização de Semana do Bebê no local. E este ano, a cidade recebeu uma visita especial. O professor e pesquisador Vital Didonet, referência nacional em questões relacionadas à primeira infância, acolheu mamães e profissionais do município em palestra sensibilizadora e informativa sobre os cuidados com as crianças.
Centenas de pessoas participaram ontem (24) do encontro no Centro de Educação Infantil Vovó Zirlene. As mães, atentas a cada palavra do palestrante, receberam orientações sobre a proteção e promoção do bem-estar físico e emocional dos pequenos durante os primeiros anos de vida. “O cuidado educa”, reforçou Vital Didonet. Para ele, a interação entre o neném e sua família deve estar baseada em relações de afeto e trocas de carinho. “É importante que o adulto seja um mediador entre a criança e suas experiências, trazendo sempre o aspecto lúdico para os cuidados diários”. O mediador, seja na escola ou no lar, complementa o pesquisador, é aquele que impulsiona os pequenos para que construam suas próprias percepções e visões de mundo, através do enfrentamento a desafios, pois são neles que se baseiam os processos de aprendizagem infantil. Ao falar com as mães sobre a afetividade e o amor surgido com a maternidade, Didonet pontuou. “A criança deve ser desejada, sonhada, por toda a família, para que ela venha a se sentir acolhida e segura no seu ambiente e se desenvolva plenamente”.
Entre estas e outras questões, a significativa palestra do professor Didonet acrescentou a importância do cuidado descentralizado e dividido entre Estado e família. Em reforço, a coordenadora nacional do UNICEF, Cristina Albuquerque, destacou a luta pela promoção da infância, em especial, no combate à mortalidade infantil, na cidade. “Alagoas é um dos estados do nordeste que mais vem diminuindo estes índices e Teotônio Vilela destaca-se neste processo”, contou e complementou: “Aproximadamente 70% das mortes infantis poderiam ser evitadas e a Semana do Bebê é um instrumento para mobilização social”. Pensando na interligação entre os vários órgãos públicos, a coordenadora do evento no município, Noêmia Pereira, reforçou a importância da ação. “Todos uniram-se pela primeira infância e hoje receber a palestra de Vital Didonet foi um ganho muito significativo para todos da cidade”. A mamãe Patrícia Bispo confirmou. “É preciso educar nossos filhos com amor e o evento de hoje fala sobre isso”.
A Semana do Bebê deste ano já cativou a todos os moradores da região. Trabalhar o desenvolvimento infantil sob a perspectiva do afeto já entrou para a pauta de discussões entre população e poder governamental do município. A partir do encontro deste ano, as políticas públicas voltadas à primeira infância tornam-se ainda mais essenciais para os cidadãos e cidadãs de Teotônio Vilela e impulsionam o município a buscar um futuro cada vez melhor para suas crianças.
Por Laís Capistrano | Fotos: Guga Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta terça, 28, sobre o coronavírus