Museu da Inconfidência exibe escultura apreendida de Aleijadinho




O Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), de Ouro Preto (MG,) exibe desde o último sábado (19) uma obra muito especial para a cultura mineira e brasileira. Atribuída a Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e desaparecida há 40 anos, a escultura “A Samaritana” foi trazida de volta aos olhos do público graças a apreensão judicial e está exposta na Sala Aleijadinho do museu.
Elaborada em pedra-sabão e datada do século XVIII, a peça foi apreendida no último dia 10 por conta de Ação Civil Pública em Defesa do Patrimônio Cultural, impetrada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais em ação conjunta com o Ministério Público Federal.
A obra, integrante do conjunto arquitetônico de Ouro Preto, havia sido comercializada irregularmente na década de 1970 e foi encontrada em um imóvel particular na região da Pampulha, em Belo Horizonte.
Durante o trânsito em julgado da ação, ela permanecerá em exposição pública conforme sentença judicial proferida pelo juiz da 10ª Vara Federal da Seção Judiciária de Minas Gerais, Leonardo Augusto de Almeida.
“A solicitação para expormos a escultura ao público partiu do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional porque temos toda a segurança possível”, explica o diretor do Museu da Inconfidência, Rui Mourão. “Não há, em Ouro Preto, lugar mais apropriado neste sentido”.
A obra poderá ser apreciada pelo público nos horários de visitas à exposição de longa duração do museu: de terça a domingo, das 12 às 18h, com venda de ingressos até 17h30. Aos domingos, a entrada é gratuita para ouro-pretanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços