UNFPA discute parcerias em saúde reprodutiva com conselho de secretarias municipais

por ONU Brasil
Ao centro, o novo presidente do CONASEMS, Wilames Freire Bezerra. À esquerda dele, o representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal. Foto: UNFPA
Ao centro, o novo presidente do CONASEMS, Wilames Freire Bezerra. À esquerda dele, o representante do UNFPA no Brasil, Jaime Nadal. Foto: UNFPA
Em visita neste mês ao novo presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Wilames Freire Bezerra, a equipe do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) ressaltou a importância do organismo brasileiro na defesa das demandas locais de saúde pública. Os dirigentes das duas instituições discutiram possíveis parcerias na área de saúde reprodutiva.
O representante da agência da ONU no Brasil, Jaime Nadal, apresentou o trabalho que o UNFPA desenvolve nas áreas de planejamento familiar e saúde materna e reprodutiva.
Outra frente de atuação é o oferecimento de produtos de saúde de qualidade. Atualmente, o organismo da ONU é o maior fornecedor no mundo de insumos como medicamentos e equipamentos de saúde reprodutiva para países em desenvolvimento.
Um dos papéis do fundo das Nações Unidas é apoiar governos nacionais e locais, assim como organizações e instituições, na aquisição de produtos que tenham a sua qualidade certificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Parcerias com instituições brasileiras

Durante a reunião com o presidente do CONASEMS, Jaime Nadal ressaltou a importância do conselho de secretarias na articulação e no apoio às políticas públicas.
O representante da ONU lembrou a parceria bem-sucedida feita com o organismo nacional em 2017, quando o fundo de população premiou quatro municípios por estabelecer programas de sucesso no Sistema Único de Saúde (SUS), nas categorias Planejamento Reprodutivo/Planejamento Familiar, Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens, Saúde Materna e Racismo e Saúde. A premiação fez parte das atividades da 14º Mostra “Brasil Aqui tem SUS”.
O representante do UNFPA no Brasil também falou sobre o acordo firmado recentemente com a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), em Nova Iorque. A parceria prevê iniciativas em nível internacional, com o desenvolvimento de programas de pesquisa, qualificação e formação de profissionais.
“Por meio de parcerias como essas, o UNFPA trabalha na promoção dos direitos e do desenvolvimento sustentável, defendendo a qualificação de insumos e uma maior cobertura nos serviços de saúde, com foco especial em saúde reprodutiva e direitos”, concluiu Nadal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade