Secretário-geral da ONU alerta que julho foi o mês mais quente já registrado

por ONU Brasil
Em Westminster, no Reino Unido, jovens protestam por ações climáticas urgentes. Foto: Flickr (CC)/Rox
Em Westminster, no Reino Unido, jovens protestam por ações climáticas urgentes. Foto: Flickr (CC)/Rox
O secretário-geral da ONU, António Guterres, disse na quinta-feira (1º) que julho igualou ou superou o mês mais quente já registrado na história, segundo novos dados da Organização Meteorológica Mundial (OMM).
"De acordo com os dados mais recentes da OMM e de seu centro de clima, julho igualou se não superou o mês mais quente já registrado na história. Isso ocorre após o registro do junho mais quente já registrado", disse o secretário-geral da ONU.
"Se não agirmos sobre as mudanças climáticas agora, esses eventos climáticos extremos são apenas a ponta do iceberg. E esse iceberg também está derretendo rapidamente. (...) Os principais cientistas do mundo nos dizem que precisamos limitar o aumento de temperatura a 1,5°C se quisermos evitar os piores impactos da mudança do clima", disse.
"Precisamos reduzir as emissões de gases do efeito estufa em 45% até 2030. Precisamos atingir a neutralidade de carbono até 2050. E precisamos levar em conta os riscos da mudança climática em todas as decisões para impulsionar o crescimento resiliente, reduzir a vulnerabilidade e evitar investimentos que possam causar mais danos", afirmou o secretário-geral da ONU.
O anúncio ocorre antes da Cúpula de Ação Climática 2019, que ocorre em setembro, em Nova Iorque. O secretário-geral da ONU pediu que líderes de governos, empresas e sociedade civil compareçam à cúpula munidos de planos concretos — passos claros para melhorar as contribuições nacionais até 2020 e estratégias para a neutralidade de carbono até 2050.
Até agora, alguns passos ousados já foram dados:
• A Iniciativa de Ar Limpo da Cúpula de Ação para o Clima pede que governos nacionais e locais se comprometam a atingir qualidade do ar que seja segura para seus cidadãos, e alinhem suas políticas de mudanças climáticas e de combate à poluição do ar até 2030.
• O Pacto Global da ONU anunciou que 28 empresas com capitalização de mercado de 1,3 trilhão de dólares comprometeram-se a impulsionar a ambição climática alinhada à limitação do aumento da temperatura global de 1,5°C.
• Indivíduos de todos os lugares do mundo estão convidados a contribuir para combater as mudanças climáticas por meio da campanha da ONU ActNow. O robô da ActNowrecomenda ações diárias para reduzir nossa pegada de carbono — como viajar de maneira mais sustentável, economizar energia e comer menos carne. A campanha enfatiza o impacto que a ação coletiva pode ter neste momento crucial da história do nosso planeta. Quando mais pessoas agirem, maiores serão os impactos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade