Representante da FAO no Brasil fala sobre sistemas alimentares sustentáveis em Brasília

por ONU Brasil
Em dezembro de 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou resolução criando a Década da ONU para a Agricultura Familiar (2019-2028). Foto: MDA
Em dezembro de 2017, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou resolução criando a Década da ONU para a Agricultura Familiar (2019-2028). Foto: MDA
O representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala, realizou uma palestra para mais de 200 alunos e servidores no Instituto Federal Brasília (IFB), no campus Planaltina, sobre o tema “Decênio da agricultura familiar: a realidade brasileira e os desafios para a promoção de sistemas alimentares sustentáveis”.
Zavala apresentou números e gráficos que mostram que problemas relacionados à alimentação vêm crescendo no Brasil como, por exemplo, a fome, a desnutrição, a anemia e a obesidade, além de outras doenças crônicas relacionadas à ingestão de alimentos.
Segurança alimentar e nutricional foi outro tópico abordado por Zavala, que defende a necessidade de consumo de alimentos saudáveis e produzidos de forma sustentável, por meio da agricultura familiar.
Ele explicou que a FAO busca incentivar o consumo produtos provenientes da agricultura familiar, isto é, mais sustentáveis e saudáveis. Zavala relatou ainda a importância de políticas públicas que aumentam a disponibilidade de alimentos nutritivos e limitem o consumo desenfreado de processados.
Ao final, o público pôde fazer perguntas e foi realizada uma oficina de circuitos agroecológicos, organizada pelo Núcleo de Estudos Agroecológicos Candombá, com o objetivo de recepcionar os novos alunos do IFB Planaltina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade