Polícia Militar do Paraná celebra 165 anos

A Polícia Militar do Paraná completa 165 anos de história e tradição. A data foi comemorada em solenidade nesta sexta-feira (09) na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), em São José dos Pinhais. Na cerimônia também foi entregue o Espadim Tiradentes a 34 cadetes que ingressaram no Curso de Formação de Oficiais (CFO) neste ano.
O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, destacou que a história da Polícia Militar é feita de sacrifícios, de patriotismo e construída por pessoas que escolheram trabalhar em prol dos outros em detrimento de si mesmas.
“Os últimos dados da Segurança Pública mostram que neste primeiro semestre tivemos a redução de 20% dos homicídios, e de roubos e furtos, na casa dos 18% e 11%, respectivamente. Isso é reflexo da eficiência do trabalho que envolve inteligência, planejamento, estratégia, integração e dedicação de cada militar estadual”, disse Marinho.
Para o comandante-geral da PM, coronel Péricles de Matos, o sucesso da Corporação é fruto do trabalho e do sacrifício de cada policial militar que abriu mão se sua vida particular em prol da sociedade paranaense. “Hoje é preciso não somente celebrar história da Polícia Militar do Paraná traçada ao longo desses 165 anos, mas também enaltecer os grandes responsáveis por ela, os militares estaduais”, disse.
HISTÓRIA - A Polícia Militar do Paraná foi criada em 10 de agosto de 1854 como uma unidade de caçadores, com a denominação de Companhia de Força Policial. A história da corporação é entrelaçada aos mais importantes episódios históricos do Paraná e sua atuação exerceu papel essencial no controle de revoltas militares internas, como a Revolução Federalista, de 1893, a Guerra do Contestado, de 1912, e até mesmo na Guerra do Paraguai.
“Para nós é uma grande honra promover essas festividades em que valorizamos os valores militares da PM. É uma satisfação ver novos integrantes ingressando na Corporação, que passarão nos próximos três anos sendo capacitados antes de serem entregues à sociedade como oficiais da PM”, disse o comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu. “A Academia tem, como sempre, se voltado à excelência de ensino, buscando novos conceitos e ensinamentos para que nós possamos ter um melhor atendimento à população, finalizou.
ESPADIM TIRADENTES - O evento também marcou o início da carreira militar dos 34 cadetes da APMG. Durante a solenidade, os padrinhos e as madrinhas entregaram a eles o Espadim Tiradentes, arma símbolo do cadete, futuro oficial, e que os acompanhará no período de três anos de formação acadêmica antes de passarem ao serviço operacional.
Para a cadete Milena Marchi Barbosa sempre foi um sonho seguir a carreira militar e, segundo ela, com muito esforço e dedicação conseguiu entrar na Corporação. “Escolhi essa carreira porque eu quero fazer algo para a sociedade que possa ajudar as pessoas e eu tenho certeza que na PM eu conseguirei isso”, disse.
“A PM é uma instituição de muita responsabilidade e seriedade. Fizemos um juramento de sacrificar a própria vida, se preciso for, para defender o cidadão. Estar aqui em um ambiente escolar que é referência para toda a América Latina é muito gratificante, é um orgulho poder fazer parte dessa corporação”, disse o cadete Diego William Yuseinski, que entrou como soldado na PM em 2013.
Após o evento houve o tradicional desfile de tropas representativas da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Participaram integrantes da APMG, do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), do Regimento de Polícia Montada (RPMon), do Batalhão de Polícia Ambiental Força-Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Grupo de Operações de Socorro Tático (Gost), do Colégio da Polícia Militar e do Colégio da Vila Militar.
PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o subcomandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos de Morais; o chefe do Estado-Maior, coronel Lanes Randal Prestes Marques; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o procurador de Justiça do Ministério Público, Vani Antônio Bueno; o secretário municipal de Trânsito de Curitiba, Guilherme Rangel; os presidentes das Associações Amai, AVM, Assofepar e Almepar, além de oficiais e praças da Corporação, familiares e amigos dos cadetes e demais convidados.

São José dos Pinhais, 09 de agosto de 2019. Solenidade alusiva ao Aniversário da PMPR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade