Na Argentina, maratona fortalece conteúdo de direitos humanos na Wikipedia em espanhol

por ONU Brasil
Nove artigos do la Wikipedia em espanhol foram atualizados na maratona em Buenos Aires, utilizando fontes oficiais das Nações Unidas. Foto: ACNUDH
Nove artigos do la Wikipedia em espanhol foram atualizados na maratona em Buenos Aires, utilizando fontes oficiais das Nações Unidas. Foto: ACNUDH
Com 19 artigos editados na versão em espanhol da enciclopédia online Wikipedia, foi concluída em julho (13) em Buenos Aires a primeira maratona de edição sobre direitos humanos, organizada pelo Escritório para a América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) e pela Wikimedia Argentina.
Realizada na sede da Universidade Nacional de San Martín, a maratona centrou-se em conteúdos relacionados aos direitos das mulheres e diversidade sexual, com objetivo não apenas de criar novos conteúdos, mas também de otimizar os já existentes na enciclopédia livre.

Direitos humanos na era digital

A atividade reuniu acadêmicos, ativistas e pessoas interessadas em direitos humanos, assim como especialistas na edição de conteúdo para Wikipedia e pessoas sem experiência com a enciclopédia digital.
A maratona incluiu uma oficina sobre mecanismos de direitos humanos das Nações Unidas, com ênfase nos direitos das mulheres e na diversidade sexual, liderada por Rocío García Sevillano, oficial de direitos humanos do ACNUDH na América do Sul.
A especialista Luisina Ferrante, da Wikimedia Argentina, explicou a forma colaborativa com a qual o Wikipedia funciona, e em particular como editar conteúdos nesta plataforma com enfoque de direitos humanos, quais são as ferramentas básicas de edição e como se estrutura a informação na maior enciclopédia livre do mundo.
"A promoção dos direitos humanos é um pilar de nosso mandato, e nesse sentido, nos entusiasma muito apoiar esta iniciativa", disse Birgit Gerstenberg, representante do Escritório do ACNUDH na América do Sul.
"Na era digital, plataformas como Wikipedia têm um enorme potencial para a educação em direitos humanos, assim como para facilitar o acesso a conteúdos oficiais das Nações Unidas sobre o tema em vários idiomas", disse.
Em referência à aliança com a ONU, Luisina Ferrante declarou que "desde o compromisso com o conhecimento livre, os conteúdos da Wikipedia devem estar alinhados com os padrões de direitos humanos e, nesse sentido, o ACNUDH é aliado estratégico com o mandato global para avançar nesse tema".
Trata-se da primeira edição da maratona, que surge de uma colaboração entre o ACNUDH e a Fundação Wikimedia em nível global, que busca gerar instâncias participativas para compartilhar conhecimento, promover multilinguismo e consulta a fontes oficiais das Nações Unidas na Wikipedia. A expectativa é replicar a experiência em outros países da região e do mundo, com foco em diversos temas de direitos humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços