Jornalista norte-americana assume chefia da comunicação global da ONU

por ONU Brasil
A jornalista Melissa Fleming é nova chefe de Comunicação Global da ONU. Foto: ACNUR
A jornalista Melissa Fleming é nova chefe de Comunicação Global da ONU. Foto: ACNUR
O chefe das Nações Unidas, António Guterres, nomeou nesta quinta-feira (1º) a jornalista norte-americana Melissa Fleming subsecretária-geral para Comunicação Global. A profissional de mídia traz para o cargo mais de 25 anos de experiência em comunicação dentro de organizações multilaterais, como a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
A carreira da jornalista abrange as áreas de direitos humanos, ação humanitária, prevenção de conflitos, construção da paz e imprensa livre, além de segurança e não proliferação nuclear.
Desde 2009, Melissa chefiava a comunicação global do ACNUR e atuava como porta-voz do escritório da agência em Genebra. Na instituição, dedicada ao tema do refúgio e do deslocamento forçado, a jornalista liderou campanhas mundiais de conscientização, coordenou estratégias de engajamento nas redes sociais e esteve à frente do serviço de notícias multimídia da agência. Nessa função, Melissa navegou entre audiências variadas, que incluíam a imprensa, o público em geral, os doadores, os governos e os próprios refugiados.
De 2016 a 2017, com a indicação de António Guterres para a chefia da ONU, Melissa foi conselheira sênior e porta-voz da equipe de transição do Secretariado Geral das Nações Unidas.
Antes de ingressar no ACNUR, a profissional de comunicação trabalhou por oito anos como porta-voz e chefe de Mídia e Outreach da Agência Internacional de Energia Atômica.
Melissa também chefiou a equipe de Imprensa e Informação Pública da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).
A norte-americana começou a carreira como jornalista e foi especialista de Assuntos Públicos na rádio Free Europe/rádio Liberty, em Munique, na Alemanha.
Melissa Fleming tem mestrado em Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Boston e é bacharel em Estudos de Alemão pela Universidade de Oberlin.
A jornalista sucede a britânica Alison Smale.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade