Edital investirá R$380 mil em serviços sobre saúde sexual e reprodutiva na Bahia

por ONU Brasil
Informar e empoderar as mulheres e jovens para o exercício dos direitos sexuais e  do planejamento da vida reprodutiva é fundamental para que elas tenham controle sobre seu presente e seu futuro. Foto: Flickr / Andrea Moroni (CC)
Informar e empoderar as mulheres e jovens para o exercício dos direitos sexuais e do planejamento da vida reprodutiva é fundamental para que elas tenham controle sobre seu presente e seu futuro. Foto: Flickr / Andrea Moroni (CC)
O Fundo ELAS e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) anunciam na sexta-feira (2) o resultado do Edital ELA Decide, que vai apoiar ações de formação e informação em saúde sexual e reprodutiva na Bahia. O edital vai investir 378,3 mil reais na qualificação da demanda da população por serviços e informações sobre o tema.
Foram selecionados oito projetos que, com diferentes estratégias, vão atuar nos municípios de Itabuna, Itacaré, Lauro de Freitas, Palmeiras, Presidente Tancredo Neves, Rio Real, Santo Amaro, Salvador e Uruçuca, além de realizar ações na internet, alcançando outros territórios.
Informar e empoderar as mulheres e jovens para o exercício dos direitos sexuais e do planejamento da vida reprodutiva é fundamental para que elas tenham controle sobre seu presente e seu futuro, segundo o UNFPA. O edital ELA Decide avança nesse sentido, fortalecendo organizações da sociedade civil que atuam na área.

Sobre as parceiras

O Fundo ELAS é o único fundo independente voltado exclusivamente para a promoção de direitos de mulheres no Brasil. Desde 2000, o ELAS apoiou mais de 460 projetos de grupos de mulheres em todas as regiões do país, por meio de 26 concursos de projetos. A missão é promover e fortalecer o protagonismo, a liderança e os direitos das mulheres, mobilizando e investindo recursos em iniciativas.
O UNFPA é a agência de desenvolvimento internacional da ONU especializada em demografia, juventude e saúde sexual e reprodutiva. Busca ampliar as possibilidades de mulheres e jovens levarem uma vida sexual e reprodutiva saudável, acelerar o acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, incluindo o planejamento familiar voluntário e a maternidade segura, e a busca da efetivação dos direitos e oportunidades para as pessoas jovens. O UNFPA trabalha para assegurar que todas as gestações sejam desejadas, todos os partos seguros e toda pessoa jovem alcance seu pleno potencial.
A Aliança pela Saúde e pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos no Brasil é uma rede de organizações do setor privado e filantrópicas, liderada pelo Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), com apoio da Embaixada dos Países Baixos e da Embaixada do Canadá, para a promoção da saúde e garantia dos direitos sexuais e reprodutivos no Brasil. Fazem parte da Aliança o Instituto Ethos, MSD e Semina – como entidades mantenedoras – e também as empresas Accor Hotels, Magazine Luíza, Movimento Mulher 360, Pantys, Reckitt Benckiser, Laboratório Sabin, SESC São Paulo e The Body Shop – como signatárias.
Confira abaixo os projetos selecionados e acompanhe novidades sobre o ELA Decide em fundosocialelas.org/eladecide.
Nome do projeto: Nossos Ventres
Nome da organização: Lunáticas
Local: Salvador/BA
Desenvolver atividades de formação e disseminação de informações, especialmente com relação à menstruação, gestação e saúde da mulher.
Nome do projeto: Mulheres de Si: Garantia dos Direitos Sexuais e Reprodutivos
Nome da organização: Organização Via Mulher
Local: Salvador/BA
Desenvolver um programa no Canal Cidadania de Salvador (Tv Kirimurê) e construir um espaço formativo de oficinas e seminários com grupos femininos de economia solidária.
Nome do projeto: Sim, nós podemos!
Nome da organização: Coletivo Crochetando Empoderando
Local: Itacaré/BA
Estimular melhorias das ações e políticas públicas para o acesso universal à saúde, bem como ampliar o acesso à informação para adolescentes e mulheres de Itacaré.
Nome do projeto: Matriarcalidade: O poder das Yabás e a força geradora da vida
Nome da organização: Associação Beneficente Cultural e de Preservação e Tradição Unzó Maiala
Local: Salvador/BA
Construir espaços de informação e discussão sobre o autocuidado, a saúde reprodutiva e os ciclos do corpo da mulher, contribuindo para a troca de saberes e experiências de mulheres negras da periferia de Salvador.
Nome do projeto: Mulherada, se Alevante!
Nome da organização: Alevante da Terra
Local: Palmeiras/BA
Compartilhar informação e conscientizar as mulheres sobre cuidados com o próprio corpo, funcionamento dos sistemas e ciclos internos, como evitar doenças, perceber desarmonias e como buscar apoio para curá-las, e também como identificar e atuar em situações de violência.
Nome do projeto: Caravana Lésbi Saúde
Nome da organização: LESBIBAHIA - Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia
Local: Salvador/BA
Interiorizar informações a partir de oficinas, rodas de conversa e grupos de trabalho em quatro municípios da Bahia (Santo Amaro, Lauro de Freitas, Itabuna e Rio Real), e construir coletivamente uma cartilha informativa de prevenção de DSTs para lésbicas e bissexuais.
Nome do projeto: Projeto Empoderar: A escolha é da garota
Nome da organização: Meninas e Mulheres Empoderadas
Local: Presidente Tancredo Neves/BA
Desenvolver ações de formação para adolescentes do município de Presidente Tancredo Neves por meio de oficinas, palestras e rodas de conversa.
Nome do projeto: Esse corpo que é meu!
Nome da organização: Coletivo Flores de Dan
Local: Salvador/BA
Reunir 10 influenciadoras digitais baianas para elaboração de materiais audiovisuais inovadores e criativos sobre saúde e direitos sexuais e reprodutivos, e difundi-los nas redes sociais das mesmas, que juntas somam mais de um milhão de seguidoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade