Brasília sedia primeira etapa da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019

por ONU Brasil
Refugiado participa da Copa dos Refugiados de 2015, evento promovido para dar visibilidade à causa do refúgio e promover a integração desta população por meio do esporte. Foto: ACNUR / Emiliano Capozoli
Refugiado participa da Copa dos Refugiados de 2015, evento promovido para dar visibilidade à causa do refúgio e promover a integração desta população por meio do esporte. Foto: ACNUR / Emiliano Capozoli
O maior projeto de integração esportiva que envolve refugiados e migrantes no Brasil terá início em Brasília neste fim de semana. A etapa da Copa dos Refugiados e Imigrantes de futebol no Distrito Federal conta com a participação de 160 jogadores amadores — 20 em cada seleção. Os competidores representarão os seus respectivos países de origem: República Democrática do Congo, Cabo Verde, Gana, Paquistão, Haiti, Guiné, Colômbia e Venezuela.
A Copa dos Refugiados e Imigrantes é organizada pela ONG África do Coração e conta com o apoio nacional da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), da Organização Internacional para as Migrações (OIM), da empresa Sodexo, do Governo do Distrito Federal, da IMDH e da Caritas Brasileira.
“O aspecto sociocultural muitas vezes é deixado em segundo plano na integração dos migrantes. Para a OIM, apoiar iniciativas como a Copa dos Refugiados e Imigrantes é fundamental para criar condições que garantam uma inclusão sustentável e que beneficia a todos”, destaca o chefe da missão da OIM no Brasil, Stéphane Rostiaux.
O lançamento oficial da etapa de Brasília acontece na sexta-feira (9), no auditório do Estádio Mané Garrincha, com a presença de autoridades públicas.
No sábado (10), começam as disputas na Arena 310 (QS 310, Samambaia Sul), a partir das 9h. Os times finalistas decidirão a etapa no domingo (11), no Estádio Valmir Campelo, às 15h. Os eventos são abertos ao público.
A seleção campeã desta etapa disputará a chamada Copa do Brasil de Refugiados e Imigrantes, no Rio de Janeiro, que terá a participação dos vencedores das outras rodadas regionais: Porto Alegre (a ser disputada no dia 18 de agosto), Rio de Janeiro (14 e 21 de setembro), Curitiba (14 de setembro), Recife (14 de setembro) e São Paulo (datas a serem confirmadas).
O tema da Copa dos Refugiados e Imigrantes 2019 é “Reserve um minuto para ouvir uma pessoa que deixou o seu país”. Ao todo, a competição envolverá aproximadamente 1.120 atletas de 39 nacionalidades, reunindo pessoas em situação de refúgio (solicitantes de refúgio e refugiados reconhecidos) e imigrantes.
Com o objetivo de promover os respectivos protagonismos, mostrar as realidades dessas vidas para o público brasileiro e, assim, dar mais um passo para romper os preconceitos, as discriminações e lutar contra a xenofobia. Além de, chamar a atenção para as necessidades de inserção dos refugiados/imigrantes no mercado de trabalho e de reconhecimento de suas respectivas riquezas culturais.

Sobre a Copa dos Refugiados e Imigrantes

O evento surgiu em 2014 na cidade de São Paulo, como uma iniciativa da ONG África do Coração com o apoio do ACNUR.
“O evento reflete um projeto de integração de pessoas refugiadas por meio do esporte, envolvendo refugiados que representam seus países de origem que buscam promover suas culturas, talentos e conhecimentos no Brasil. Para o ACNUR, ganham os refugiados, imigrantes e a população brasileira”, defende José Egas, Representante do ACNUR no Brasil.
Promovida na capital paulista desde então, em 2017 a iniciativa passou a ser realizada em Porto Alegre e, em 2018, no Rio de Janeiro. Este ano, a Copa dos Refugiados e Imigrantes terá sua estreia em Brasília (DF), Curitiba (PR) e Recife (PE).
Serviço
COPA DOS REFUGIADOS E IMIGRANTES 2019 - ETAPA BRASÍLIA
Abertura oficial: 9 de agosto de 2019, sexta-feira
Horário: 9h30
Local: Auditório do estádio Mané Garrincha, Brasília - DF
Jogos
Fase inicial
Data: 10 de agosto
Local: Arena 310. QS 310, Samambaia Sul - DF
Horário: a partir das 9h
Decisão da etapa
Data: 11 de agosto
Local: Estádio Valmir Campelo, Gama – DF
Horário: 15h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços