Teleoftalmologia atende mais de 2,7 mil pacientes em um ano


Foto: Cristine Rochol/PMPA
Projeto atende crianças a partir de 8 anos e adultos com dificuldade de visão
Projeto atende crianças a partir de 8 anos e adultos com dificuldade de visão
O serviço de teleoftalmologia atendeu 2.721 pacientes no Hospital da Restinga Extremo-Sul, de julho de 2017 a junho deste ano, o que corresponde a 46,13% dos atendimentos do TeleOftalmo – Olhar Gaúcho, com resolutividade de 66%. Em 12 meses de funcionamento, foram entregues óculos para 690 pacientes residentes em Porto Alegre. As solicitações oriundas da atenção primária da Capital foram de 230 médicos.
O Hospital da Restinga Extremo-Sul foi o primeiro a ter em funcionamento o projeto TeleOftamo – Olhar Gaúcho, iniciativa pioneira de exames que busca agilizar o acesso ao diagnóstico de oftalmologia e reduzir a fila de espera. A unidade tem duas das oito salas que funcionam no Rio Grande do Sul. Além dos consultórios em Porto Alegre, estão em funcionamento seis salas no interior do Estado, nas cidades de Farroupilha, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santiago e Santa Rosa.
O projeto Teleoftalmologia como Estratégia de Atenção Integral à Saúde Ocular faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). A iniciativa é resultado de parceria do Hospital Moinhos de Vento com o Ministério da Saúde, o governo do Estado, prefeituras e o TelessaúdeRS-Ufrgs.
Atendimento - O projeto atende crianças a partir de oito anos e adultos com qualquer dificuldade de visão. Conforme o diagnóstico, o paciente pode ter o problema resolvido na própria unidade de saúde, como é o caso dos erros de refração, para os quais o grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo é verificado durante o exame. O paciente pode fazer os óculos após a avaliação com o médico, no posto de saúde. Pessoas com doenças como glaucoma e retinopatia diabética, muitas vezes ainda não diagnosticadas, têm prioridade no encaminhamento ao oftalmologista.
Como funciona - O médico do posto de saúde envia a solicitação via plataforma de telessaúde (www.plataformatelessaude.ufrgs.br), e a equipe do TelessaúdeRS-Ufrgs efetua o agendamento com o paciente. O exame é realizado remotamente pelos oftalmologistas do projeto, com apoio presencial da equipe de enfermagem. O laudo é enviado pela plataforma de telessaúde para o médico solicitante, com recomendações de conduta. Diante da necessidade de lentes corretivas, os óculos são fornecidos sem custo ao paciente, confeccionados por ótica contratada pelo projeto por tomada de preços.


/oftalmologia /saude
Texto de: Vanessa Conte
Edição de: Fabiana Kloeckner

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