Tecpar obtém acreditação para ensaios de migração de embalagens plásticas


O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) obteve a acreditação junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) para realizar ensaios de migração de embalagens plásticas. Com a acreditação, o Tecpar pode oferecer à indústria alimentícia ensaios para dar maior segurança alimentar aos produtos que levam embalagens plásticas.
A indústria de alimentos e bebidas precisa hoje atender a requisitos mínimos referentes à embalagem plástica dos produtos. Uma das resoluções a ser atendida é a RDC 51/2010 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que dispõe sobre migração em materiais, embalagens e equipamentos plásticos destinados a entrar em contato com alimentos.
A migração é o termo técnico que designa a passagem de substâncias presentes nas embalagens plásticas aos alimentos. A normativa da Anvisa impõe o limite máximo de migração permitido.
Para atestar a qualidade de seus produtos, empresas do ramo de alimentos e bebidas buscam o Tecpar para realizar ensaios nas embalagens. A normativa usada por técnicos do instituto para balizar os ensaios define, por exemplo, quais soluções melhor simulam o contato entre o alimento e a embalagem, explica Augusto Pola, engenheiro de alimentos do Tecpar.
“Este é um serviço que vem sendo oferecido há vinte anos pelo instituto. Com a acreditação pela Cgcre, temos um selo que atesta a qualidade dos nossos ensaios para o mercado, que demanda essa solução. Somos um dos poucos laboratórios do Brasil a ter a acreditação para migração de embalagens no escopo de plásticos”, ressalta Pola.
O diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Tecpar, Julio Salomão, destaca que o foco do instituto é apoiar o cliente para que ele obtenha valor a sua empresa. "Isso significa que não vamos só prestar o serviço para o cliente que se apresenta no balcão do instituto, mas sim oferecer soluções para que ele agregue valor a seus produtos e serviços", salienta.
A área de alimentos é um dos segmentos em que o Tecpar realiza desenvolvimento de soluções tecnológicas e prestação de serviços. O instituto oferece ainda ensaios e soluções tecnológicos em áreas como Saúde, Meio Ambiente, Energia, Tecnologia de Materiais, Agronegócio, Certificação e Inspeção, Assessoria em Negócios e Medições e Validação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços