Regionais dão início a cursos de smartphone para idosos

O Curso Básico de Smartphone para idosos, desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar), começou nesta terça-feira (17/7) na Rua da Cidadania Cajuru. Nos próximos meses outras seis regionais realizarão as atividades.
Fruto de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, a iniciativa é gratuita e passará por todas as Regionais da cidade até dezembro. A Regional Cajuru é a terceira a recebê-la, depois da CIC e Bairro Novo.
O curso tem duração de três dias, com carga horária de 3 horas por aula. Cerca de 80 idosos, divididos em duas turmas, uma de manhã e outra à tarde, participaram das atividades nesta terça-feira. O único critério para realizar a inscrição pela Administração Regional é ter mais de 60 anos de idade.
A programação feita pela Celepar abrange aspectos como configurações básicas, internet e manuseio de contatos e mensagens. Os idosos aprendem, por exemplo, como personalizar o aparelho, mover ícones, administrar a rede de contatos e baixar aplicativos diversos.
Inclusão
O trabalho realizado pela Celepar começou em 2013, em parceria com o Governo do Estado. De acordo com Sérgio Oliveira, instrutor da organização, aproximadamente 6 mil idosos já receberam aulas de capacitação para smartphone no Paraná.
“Junto com o Governo do Estado, decidimos levar à pessoa idosa os serviços proporcionados pelos celulares e pela tecnologia”, conta. Para ele, o curso, também pelo papel de inclusão digital, tem sido muito bem aproveitado pelos participantes. “A gente sente, no final do último dia, a gratificação deles. Percebem que é muito mais fácil do que imaginavam”, salienta.
A programação chega pela primeira vez às Regionais de Curitiba este ano. “A parceria faz parte de um direcionamento do prefeito Rafael Greca, sempre preocupado em atender a população como um todo, desde as crianças até os idosos”, diz Adriane Cristina dos Santos, Administradora Regional do Cajuru.
Ela acredita que o curso é um complemento às atividades direcionadas para a terceira idade pela própria Regional. “É mais uma opção para entreter e capacitar os nossos idosos, cada vez mais ativos na cidade”, diz.
Facilidade
Com o passar das aulas, os participantes acabam percebendo a facilidade em manusear o smartphone, algo que antes parecia coisa de outro mundo. Conversar com parentes distantes, marcar consultas no médico ou se informar são necessidades que se resolvem, aos poucos, de forma cada vez mais simples.
“Estou achando fantástico”, conta Terezinha Richardt, de 84 anos. “No curso a gente se sente mais à vontade e conectado com o mundo inteiro”, diz, ao ressaltar que os instrutores não têm a falta de paciência dos familiares, quando tentam ensinar alguma técnica em casa.
Já a professora Maria Catarina, de 70 anos, afirma que já fez aulas de capacitação antes, mas que mesmo assim o curso foi proveitoso. “Tive a oportunidade de acrescentar algumas coisas àquilo que eu já sabia. Quanto mais a gente aprende, melhor”, declara.
Serviço
Programação para as outras Regionais:
24 a 26/7: Pinheirinho
31/7 a 2/8: Boa Vista
07 a 09/8: Fazendinha
18 a 20/9: Santa Felicidade
23 a 25/10: Tatuquara
27 a 29/11: Matriz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços