OP: Plenária da Região Noroeste será nesta terça-feira


Foto: Luciano Lanes / PMPA
Líderes, conselheiros e delegados escolherão prioridades de investimentos
Líderes, conselheiros e delegados escolherão prioridades de investimentos
Líderes, conselheiros e delegados escolherão suas prioridades de investimentos e novos projetos e serviços para a Região Noroeste nesta terça-feira, 17, a partir das 19h, na Associação dos Moradores da Vila IAPI, na avenida dos Industriários, 433, bairro Passo da Areia. 
O OP ocorre há 29 anos na Capital e é referência internacional pelo seu papel de ampliar a democratização da gestão pública municipal e interferir efetivamente na aplicação de recursos municipais. Ao longo da programação serão 23 reuniões, divididas em 17 Assembleias Regionais e seis Temáticas, que acontecerão até o dia 6 de agosto.

Lomba do Pinheiro - No último sábado, 14, aconteceu a Plenária do OP para os moradores da região da Lomba do Pinheiro, no Ginásio do Centro Promoção da Criança e Adolescente (CPCA).  O vice-prefeito e secretário de Relações Institucionais, Gustavo Paim, apresentou à comunidade, no início do evento, uma resumida prestação de contas da prefeitura e alguns esclarecimentos em relação às demandas da região em questão.

“As nossas despesas seguem maiores que as receitas, precisamos mudar essa curva. Já tivemos, em 2017, o crescimento da receita própria. Existem hoje, 1.697 demandas no passivo e a prefeitura se comprometeu em realizar 101 demandas em 2018, sendo que 81 já estão em execução, 13 foram concluídas, seis estão em fase de licitação e uma apenas ainda não foi iniciada”, destacou Paim, acrescentando: “Estamos de peito aberto para juntos construir soluções, o governo está aqui para auxiliar, ouvir, esclarecer e compreender as reais necessidades da comunidade, tamanha é a importância deste diálogo do OP”, concluiu.
Cultura - Para o secretário adjunto da Cultura, Leonardo Maricato, a prefeitura está priorizando a mobilização social da Lomba do Pinheiro. “Queremos cumprir com as demandas. Vamos aguardar as oficinas e investir na descentralização da cultura na região”, observou Maricato.

Infraestrutura - Já para o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luciano Marcantônio, o OP é um instrumento de interlocução social do governo com a sociedade. “O OP de Porto Alegre é referência em democracia participativa. Estamos fazendo o que é possível com um governo de poucos recursos. Temos em andamento, com verbas do Banco de Desenvolvimento da América Latina-CAF, as obras estruturais e de pavimentação da Lomba, que foram demandas dos Fóruns do Orçamento Participativo de 2016”, salientou Luciano, ratificando que as obras das ruas João Pereira da Silva Filho e Apolo serão entregues até agosto de 2018.

Desenvolvimento Social - A secretária de Desenvolvimento Social e Esporte, Denise Russo, comentou que as obras do Centro de Artes e Esporte da Lomba do Pinheiro já estão 70% prontas. “Já estamos com equipamentos em funcionamento. Acredito que para o 1º trimestre de 2019 já esteja tudo concluído”, disse Denise.
 
Saúde - O secretário adjunto da Saúde, Pablo Stürmer, comentou que o governo tem como metar garantir a qualidade na prestação de serviços e aumentar, cada vez mais, o número de leitos nos hospitais públicos. “Aqui na região que abrange a Lomba estamos melhorando a qualidade do atendimento no Hospital da Restinga e no Santa Ana. Estamos fazendo também as regulações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para que, quando não tivermos leitos à disposição em um determinado hospital, a gente consiga remover os pacientes para outro local. Os prontos atendimentos têm um papel crucial na rede também. Unimos esforços para qualificá-los como unidades de pronto atendimento e conseguir recursos para as reformas”, salientou Pablo.

Assembleias Temáticas - 
Já foram realizadas as temáticas de Cultura e Juventude; Circulação, Transporte e Mobilidade Urbana; Educação Esporte e Lazer; Habitação, Organização da Cidade, Desenvolvimento Urbano e Ambiental; Desenvolvimento Econômico, Tributação, Turismo e Trabalho; e por último, Saúde e Assistência Social. 
 


/orcamento_participativo
Edição de: Fabiana Kloeckner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços