Novo contrato de podas de árvores começa nesta segunda


Foto: Joel Vargas/PMPA
Pelo menos 15 equipes realizarão os serviços de manejo arbóreo na cidade
Pelo menos 15 equipes realizarão os serviços de manejo arbóreo na cidade
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb) informa, por meio da Divisão de Espaços Verdes, que serão iniciados nesta segunda-feira, 16, os trabalhos da empresa terceirizada que atuará nos serviços de manejo arbóreo de Porto Alegre. Desde 2015 não havia contrato de equipes terceirizadas, o que limitava a atuação da prefeitura em podas e supressões de vegetais. A licitação, vencida pela Chronos Engenharia, por meio de pregão eletrônico, terá duração de 12 meses, podendo ser renovada por até cinco anos. O valor anual do contrato é de R$ 3.375.000,00. 
A empresa terceirizada mais do que dobrará a atual capacidade de serviços, somando oito equipes, às sete turmas de servidores existentes. As primeiras atividades da empresa terceirizada focarão em cerca de 300 vegetais que apresentam risco e estão elencados para execução. Num segundo momento, serão contempladas, pelo menos, sete vias de grande circulação (avenida Ipiranga, avenida Farrapos, avenida dos Estados, avenida Borges de Medeiros, avenida Bento Gonçalves, avenida Loureiro da Silva e 3ª Perimetral), que terão as intervenções necessárias nos vegetais. Em concomitância e num terceiro momento, o foco será a diminuição do passivo de demandas não urgentes, com cerca de 10 mil solicitações provenientes do 156 e que não representam risco iminente à população. Para os trabalhos serão utilizados quatro caminhões cesto, para trabalhos até 14 metros, um caminhão cesto, para trabalhos de até 18 metros, além de três caminhões caixa, para a execução de intervenções baixas, motosserras, motopodas, entre outros materiais inerentes aos trabalhos.
Entre as principais inovações do novo contrato se destacam o sistema de GPS, para acompanhamento das equipes em tempo real. Os operários também utilizarão smartphones para operar o sistema de monitoramento das demandas, com registro de fotos do antes e do depois dos trabalhos finalizados. Além disso, o secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, destaca que a remuneração da empresa se dará por produtividade. “Não estamos simplesmente contratando equipes, mas serviços à população. O contrato prevê a remuneração da empresa pelo o que ela efetivamente entregar de resultado à cidade. O uso da tecnologia para a fiscalização dos serviços será um grande aliado para que a gente pague por aquilo que contratamos”, ressalta Rosário.
Intervenções em vegetais devem receber vistoria técnica prévia. Exceção em casos de urgência, como árvores caídas. Com o resultado da vistoria técnica é programado o serviço. As vistorias são feitas por biólogos e engenheiros agrônomos com a supervisão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade. São atendidas as solicitações encaminhadas, via 156, além das demandas abertas pelos próprios órgãos municipais, como exemplo, EPTC e Defesa Civil. Os técnicos são orientados quando constatam situação de risco e necessidade de intervenção para que também abram ordens de serviço, passando para a execução. Portanto também são demandantes. São priorizados os atendimentos das demandas que representem risco iminente a população, de urgência e de emergência.
“Porto Alegre é reconhecida por ser uma cidade arborizada e temos muito orgulho disso, mas a manutenção destes vegetais é fundamental. As árvores e a cidade precisam conviver em harmonia e o foco principal precisa ser a segurança das pessoas. Há um passivo gigantesco de demandas de podas na cidade e muitas árvores que estão comprometidas. Nosso foco é dar o retorno qualificado às demandas dos contribuintes de Porto Alegre”, afirma o secretário.
A prefeitura reforça a importância do registro das demandas através do Sistema Fala Porto Alegre 156, visando que a divisão tome conhecimento de casos e possa agendar vistorias e futuras intervenções.


/arvores /servicos_urbanos
Texto de: Jackson Lagoas
Edição de: Fabiana Kloeckner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços