Ministério das Relações Exteriores


Nota nº 118
27 de abril de 2018


Reunião intercoreana em Panmunjom


A reunião de cúpula entre o presidente da República da Coreia, Moon Jae-in, e o líder da República Popular Democrática da Coreia, Kim Jong-un, realizada hoje, 27 de abril, foi histórica tanto pela simbologia como pelos resultados alcançados. Desde o armistício que pôs fim às hostilidades na guerra da Coreia, em 1953, foi a primeira vez que um líder norte-coreano ingressou em território sul-coreano. A "Declaração de Panmunjom para a Paz, Prosperidade e Unificação da Península Coreana", emitida logo após o encontro, traz compromissos que o Brasil entende fundamentais para a normalização das relações intercoreanas e para a construção definitiva da paz na região.

Vale ressaltar, entre os pontos acordados pelos dois líderes, a decisão de manter abertos canais de diálogo de alto nível; estabelecer escritório de ligação permanente na região de Gaeseong; enfrentar a questão das famílias separadas pela divisão da península; cessar completamente todos os atos de hostilidade a partir do dia 2/5/2018; ir além do atual armistício com vistas ao estabelecimento definitivo da paz; e promover o desarmamento de maneira gradual, com o objetivo comum de transformar a Península Coreana em uma zona livre de armas nucleares. A declaração menciona, ainda, a realização de contatos regulares entre os dois líderes coreanos e de reuniões que incluam outros atores, como os Estados Unidos e a China.


O Brasil saúda o conteúdo da declaração e reafirma seu compromisso com a paz, o banimento das armas nucleares e o primado da diplomacia e do direito internacional na solução de conflitos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços