Ministério das Relações Exteriores



Nota nº 241
13 de julho de 2018

XII Cúpula da CPLP

Em 17 e 18 de julho, será realizada, na Ilha do Sal, Cabo Verde, a XII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP, com a participação do presidente Michel Temer. O encontro será precedido, em 16 de julho, pela XXIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, com a presença do ministro Aloysio Nunes Ferreira.

A XII Cúpula marcará a passagem da presidência de turno da CPLP do Brasil para Cabo Verde. A presidência de turno brasileira teve início em 1º de novembro de 2016, com o tema "A CPLP e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável". Entre 2016 e 2018, foram realizadas 13 reuniões ministeriais da CPLP no Brasil, além de diversos encontros de técnicos e autoridades da CPLP nas áreas da saúde, educação, cultura, governo digital, meio ambiente, entre outras.

Criada em 1996, a CPLP tem três objetivos centrais, que contam com pleno engajamento brasileiro: a concertação político-diplomática, a ampla cooperação entre seus membros e a promoção e difusão da língua portuguesa. A CPLP tem sido fonte frequente de apoio às posições e às candidaturas do Brasil em foros internacionais. Desde 2006, o Brasil tem representação diplomática específica junto à CPLP, em Lisboa, além de Embaixadas residentes em todos os países da Comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços