Ministério das Relações Exteriores



Nota nº 102
16 de abril de 2018

Reeleição de Renato Zerbini Leão ao Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais


O governo brasileiro recebeu com satisfação a notícia de que o Conselho Econômico e Social das Nações Unidas reelegeu, em 16 de abril, por aclamação, o Dr. Renato Zerbini Ribeiro Leão ao Comitê de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais (CDESC), para o mandato 2019-2022. O Comitê é composto por 18 peritos independentes que monitoram a implementação do Pacto Internacional sobre Direitos Econômicos, Sociais e Culturais pelos Estados Partes.

Doutor em Direito Internacional e Relações Internacionais pela Universidade Autônoma de Madrid e diplomado em Proteção Internacional dos Direitos Humanos pelo Instituto Interamericano de Direitos Humanos de São José da Costa Rica, Renato Zerbini Ribeiro Leão é advogado especializado na proteção internacional da pessoa humana, em direitos sociais e em direito constitucional, áreas em que realiza importante atividade acadêmica. Entre diversas funções, atuou como Coordenador Geral do Comitê Nacional para Refugiados (CONARE), de 2009 a 2012.


A reeleição de Renato Zerbini Ribeiro Leão constitui um reconhecimento do relevante papel que tem desempenhado no CDESC e reflete o compromisso do Brasil com o sistema internacional de Direitos Humanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços