Guarda Municipal celebra 32 anos mais próxima dos cidadãos

A Guarda Municipal está comemorando 32 anos de existência com maior presença do efetivo junto à população, não apenas na região central mas em todas as dez regionais de Curitiba. No Centro, desde o início deste mês, o Passeio Público, a Praça Tiradentes, a Praça Osório, o Centro Histórico e a Rua XV de Novembro estão com guardas presentes de forma fixa, 24 horas por dia.
“Desta forma, estamos atendendo a uma determinação do prefeito Rafael Greca e agindo de forma preventiva para atender a população com todos os nossos esforços”, afirma o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.
Os guardas estão em pontos estratégicos definidos pela corporação. Nas pontas há dez núcleos regionais para dar pronta-resposta às demandas da população. “Esses profissionais estão reforçando o patrulhamento preventivo no centro e nos bairros em locais com grande circulação de pessoas. É um trabalho ostensivo de rondas com motos e viaturas”, explica o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso. 
No Passeio Público, com a reforma do módulo - até então ocupado pela Polícia Militar - o local passou a ser a base do Grupo Tático de Motos (GTM), que faz rondas pelo perímetro central, passando por pontos como o Largo da Ordem e o terminal do Guadalupe. “Já desenvolvemos ações conjuntas com as polícias Civil e Militar, que tiraram traficantes e receptadores de circulação, e o nosso efetivo está auxiliando na segurança pública, na sua atribuição de polícia comunitária”, reforça Cardoso. 
De acordo com o diretor da Guarda Municipal, a intenção é que o emprego desses profissionais permaneça desta forma. “Em dois meses teremos mais cerca de 60 guardas que estão passando pelo curso de formação e que já chegam para reforçar o início da nossa Operação Natal, que ocorre a partir de outubro”, adianta ele. 
Crescimento da corporação
Na década de 1980, a cidade enfrentava um aumento nas depredações em seus “Próprios Municipais”, o que fez despertar a necessidade de se criar um grupo diferenciado que tivesse a proteção como prioridade. Com este intuito, em 17 de julho de 1986 foi sancionado o projeto de lei n.º 56/84, que por sua vez deu surgimento à lei n.º 6.867/1986, que criou o Serviço Municipal de Vigilância (Vigiserv), primeira nomenclatura da Guarda Municipal de Curitiba.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços