Grêmio Estudantil fortalece o protagonismo em escola municipal 13/07/2018 11:24:00

O Grêmio Estudantil é a organização que garante a representatividade e interesses dos estudantes na escola. É com esse pensamento que o Grêmio Estudantil “Consagra”, da Escola Municipal Graciliano Ramos, no bairro Fazendinha, realiza seus projetos visando à melhoria do espaço e das ações voltadas aos estudantes.
O objetivo do grêmio da unidade é possibilitar aos estudantes a participação ativa na dinâmica escolar, promovendo sua integração com todos os envolvidos no processo educativo. “A participação nos grêmios permite aos estudantes refletir e buscar as transformações que conduzem à melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem”, destaca a responsável pelos grêmios na Secretaria Municipal da Educação, Rosimere Becher.
A criação e autuação dos Grêmios Estudantis é amparada pela Lei nº 7.398 de 04 de novembro de 1985. Na escola está instituído há mais de 20 anos e nasceu da percepção de que os estudantes poderiam participar sistematicamente em diversos momentos da dinâmica escolar.
“É um espaço de debate e trabalho em grupo, onde os estudantes representam o interesse dos demais, podem elaborar propostas e organizar atividades, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos estudantes”, explica a diretora da unidade”, Sirlei Kohler.
O trabalho do Consagra  envolve os representantes de todas as turmas do 1º ao 5º ano. Eles são porta vozes das necessidades e propostas de seus colegas, assessorados por profissionais da equipe pedagógico-administrativa. O Grêmio Estudantil também tem autonomia para elaborar propostas, organizar e sugerir atividades para a escola.
Atuação
Para a presidente do grêmio, Manoela Roberta Braz Pereira, de 10 anos, muitas mudanças aconteceram na unidade de ensino depois que o grêmio começou a exercer o seu papel dentro da escola. “Além de ações para melhoria do espaço, nos tornamos protagonistas de mudanças, temos espaço para falar e sermos ouvidos”, explica a menina.
Meninos e meninas têm a possibilidade também de negociar os interesses junto à direção da escola. Substituição de lâmpadas, fechaduras, campanha de combate ao bullying e organização do recreio são algumas das ações já encaminhadas pelo Consagra, em seus três meses de gestão. “Nós como integrantes do grêmio buscamos meios de descontração dentro da escola, mas sem deixar de lado a preocupação de um espaço de qualidade para nosso ensino”, disse Manuela.
Tudo que é feito pelo Consagra tem planejamento e participação da equipe gestora da unidade, que acompanha, direciona e organiza as ações propostas pelas crianças. “Reunimos os representantes do Grêmio uma vez por mês e as propostas são discutidas e avaliadas coletivamente.”, destaca a diretora Sirlei.
Na rede municipal participam do grêmio estudantil estudantes das turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental das escolas municipais CAIC Candido Portinari, Albert Schweitzer, Papa João XXIII, Maria Clara Brandão Tesseroli, Herley Mehl, Julia Amaral Di Lenna, Durival de Brito e Silva, Omar Sabbag, Bairro Novo do Caic e Erasmo Pilotto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços