Curta na Cinemateca traz três filmes de Pedro Giongo


Foto: Reprodução/PMPA
Tango é um dos filmes de animação com entrada franca
Tango é um dos filmes de animação com entrada franca
No próximo sábado, 21, às 16h, acontece uma nova edição do projeto Curta na Cinemateca, com três curtas-metragens do realizador curitibano Pedro Giongo, incluindo as animações Parque Pesadelo e Tango. O diretor estará presente para conversar com o público após a sessão. A entrada é gratuita. O projeto Curta na Cinemateca é uma janela de exibição para curtas-metragens brasileiros que muitas vezes acabam restritos ao circuito de festivais.

Pedro Giongo - Vive e trabalha em Curitiba. É diretor cinematográfico, artista visual e animador, um dos fundadores do Estudio Tijucas. Realizou os curtas Bússola em 8mm (2012), as animações em stop-motion Parque Pesadelo (2015) e Tango (2016) e a ficção A Canção do Asfalto (2017). Seus filmes já passaram em importantes festivais como Animafest Zagreb na Croácia, DOK Leipzig na Alemanha, BIAF – Bucheon Animation Festival na Coréia do Sul, AnimaMundi no Brasil entre outros.

Parque Pesadelo  - Animação stop-motion, cut-out, 13minutos, cor, HD, 2015

Tango - Animação stop-motion, cut-out, 12min, DCP, 2016
Em um vilarejo distante, uma batata mística anuncia o recomeço de um novo ciclo. Após uma longa estiagem a população se mobiliza para o tradicional ritual de sacrifício de Tango no centro da cidade. Durante a festa as águas do Rio Aiatak retornam e junto com ele a vida que resiste até a chegada de uma nova anunciação. Inspirado no conto “Um Artista da Fome”, de Franz Kafka, “Tango” é um mergulho na natureza humana e em suas contradições.

A Canção do asfalto - ficção, 16minutos, DCP, 2017
Chen é um imigrante chinês que vive como invisível em uma cidade grande qualquer do Brasil. No fundo ele não se encaixa em nenhum lado. À noite, sozinho e quando as ruas estão vazias, o asfalto ecoa a música do silêncio.







/cinema /cultura
Texto de: Cleber Saydelles
Edição de: Fabiana Kloeckner

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade