Curitiba celebra centenário Nelson Mandela, ícone da luta contra do racismo

O Centro Histórico será palco de roda de conversa, reflexões e poesias, nesta quinta-feira (18/7), às 17h, em homenagem ao centenário de Nelson Mandela (1918-2013). “Mandela Vive” será tema do evento realizado em memória ao líder sul-africano que completaria 100 anos na data de hoje.
O local escolhido para a celebração será a Casa Romário Martins (L, R. Cel. Enéas, 40 - São Francisco), que mantém em cartaz durante todo o ano, a exposição "Presença Negra em Curitiba". De acordo com o assessor de Políticas de Igualdade Racial de Curitiba, Adegmar Silva (Candiero), a iniciativa está em consonância com as políticas da Prefeitura de reconhecimento e valorização da presença negra em Curitiba.
“Para celebrar a memória de Nelson Mandela em Curitiba, afrobrasileiros, africanos, intelectuais e militantes do movimento negro de reúnem para uma roda de diálogos e reflexões sobre os ensinamentos do nosso Madiba”, explica.
Para Candiero, ações como esta são essenciais para o combate ao preconceito e a disseminação da igualdade entre os povos.  "Como dizia o próprio Mandela, 'ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender, e se aprendem a odiar, elas podem ser ensinadas a amar'”, ressalta o assessor. 
Neste ano de 2018, também se comemora 130 anos da Abolição da Escravatura, 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e 30 anos da Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã. “Para celebrar tantas conquistas lançamos, em julho, um mini-documentário sobre os afrocuritibanos”, lembra Candiero.
Memória Viva
Nascido em 18 de julho de 1918, na cidade de Transkei, Nelson Rolihlahla Mandela foi um dos mais importantes lideres políticos atuantes contra o processo de discriminação instaurado pelo apartheid, na África do Sul, e se tornou um ícone internacional na defesa das causas humanitárias. Mandela (1918-2013) foi um advogado, ativista político e presidente da África do Sul de 1994 a 1999.
Segundo Adegmar Silva (Candiero), Mandela “ficou exposto ao ódio racista imposto pelo apartheid sul-africano e chegou a ficar preso durante 27 anos mas não se transformou em uma pessoa vingativa e amarga, isso é digno de respeito e aplausos. E quando chegou à presidência todos pensavam que ele faria um governo só para negros e a postura dele foi inusitada: ele chamou brancos e negros e conseguiu harmonizar o país”, ressalta Candiero.
Roteiro Linha Preta
O roteiro turístico da Linha Preta leva os visitantes por 21 pontos históricos que fazem parte da história e cultura da população negra em Curitiba.
O percurso é guiado por monitores, pelo Centro Histórico da capital, como o Largo da Ordem, as Arcadas do Pelourinho, a Catedral, Igreja do Rosário, entre outros. A trilha é feita a pé em aproximadamente duas horas e leva o público, para uma imersão na história da cidade.
O agendamento pode ser feito no site(http://linhapretacuritiba.wixsite.com/linha-preta), que também reúne textos, fotos e vídeos sobre a presença negra em Curitiba.
Exposição Presença Negra em Curitiba
O protagonismo dos negros na formação e desenvolvimento de Curitiba é o tema da exposição “Presença Negra em Curitiba”, que estará em cartaz durante todo ano, na Casa Romário Martins.
A mostra retrata os muitos ofícios que os negros desempenharam no surgimento da cidade. Foram carregadores, calceteiros, extratores e beneficiadores de erva mate; tiveram ofícios qualificados, como eram os de pedreiro e carpinteiro nos séculos 18 e 19. 
A exposição conta com o acervo do Museu Paranaense, da Comunicação Social, da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), da Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura, da Sociedade Treze de Maio e do Centro Cultural Humaitá. Acervos particulares também foram disponibilizados para compor a exposição. 
Serviço - Exposição Presença Negra em Curitiba
Local: Casa Romário Martins - Largo Coronel Enéas, 30, Largo da Ordem - São Francisco
Horário de funcionamento: 9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sábado, domingo e feriado)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços