Prefeito e curitibinhas reabrem espaço de educação ambiental no Botânico

O prefeito Rafael Greca e os alunos do 5º ano da Escola Municipal São Mateus do Sul, que fica no Pinheirinho, participaram da reabertura e inauguração da sala de educação ambiental do Jardim Botânico de Curitiba, nesta quinta-feira (14/6). A ação entrou na programação do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no início do mês. 
Com o nome Sala das Araucárias, o espaço que fica ao lado do Museu Botânico, é voltado para atividades referentes, principalmente, à proteção dos pinheiros que deram nome à cidade de Curitiba (que em tupi significa muito pinhão).
“É um lugar para ensinar os curitibinhas a gostarem das araucárias, da gralha-azul, do lobo-guará, do caxinguelê, do grimpeiro e de todos os outros animais e plantas que vivem nas sombras dos nossos pinheiros”, anunciou o prefeito.
Ao mostrar uma pinha, Greca ainda explicou como ela de desmancha e as sementes – os pinhões – se espalham para a formação da floresta. Os estudantes ganharam pinhões para serem plantados conforme as orientações do prefeito. “Vocês devem plantar como as sementes caem na terra, com a ponta para baixo. Depois ela vira com a ação da luz do sol e se transforma na araucária, a árvore mais linda do mundo, a nossa árvore que estava aqui desde antes dos dinossauros, por isso temos que cuidar dela”, contou Greca.
Ameaçadas
Após a inauguração, as crianças plantaram 26 mudas de árvores na área onde fica a Coleção das Ameaçadas de Extinção do Jardim Botânico. Cinco delas eram araucárias. Para a aluna Beatriz Batista, de 10 anos, foi um dia muito importante e de demonstrar sensibilidade ambiental.
“Para proteger o meio ambiente, a gente tem que aprender. Assim a gente sabe que existe lugar certo para jogar o lixo e que precisa preservar as plantas”, disse. A atividade foi seguida de uma aula sobre as araucárias.
Estrutura
Entre os recursos disponíveis na Sala das Araucárias, estão amostras de plantas da mata de araucária, materiais para desenvolvimento de atividades lúdicas e trabalhos manuais, voltados para o tema.
No local estão disponíveis ainda mesas interativas com jogos ligados à educação ambiental, como a preservação e a separação de resíduos, além de informações sobre as áreas do Jardim Botânico e suas coleções vegetais. A sala, fechada em 2016, deve atender os alunos da Rede Municipal dentro do programa Linhas do Conhecimento.
As mesas e os softwares foram desenvolvidos por alunos do professor Celso Ishida, de Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Presenças
Estiveram com o prefeito, a secretária do Meio Ambiente, Marilza Dias; o administrador da Regional Matriz, Dirceu de Matos; o diretor de Produção Vegetal da Secretaria do Meio Ambiente, José Roberto Roloff; e a responsável pela educação ambiental do Jardim Botânico, Tania Lucia Ferraz. Participaram, também, a equipe do Jardim Botânico, além de demais diretores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços