Ônibus da cultura itinerante estreia neste sábado no Cajuru

A Rua da Cidadania do Cajuru é o primeiro espaço da cidade a receber o projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura. Neste sábado (16/6), no período das 10h às 16h30, o Ônibus Palco faz sua estreia com apresentações de dança, música, folclore e circo, e animam a tarde das crianças e dos adultos. A entrada é franca.
A Prefeitura de Curitiba é uma das apoiadoras do projeto, promovido pelo Solar do Rosário, que apresenta dois ônibus que foram reformados para se transformarem em unidades culturais itinerantes. Por meio de um convênio com a Fundação Cultural de Curitiba foram cedidos os dois ônibus em comodato para a realização do projeto.
O primeiro é o Ônibus Palco que reúne atrações no final de semana. Já o Ônibus Museu está em fase final de montagem e vai começar suas atividades no segundo semestre deste ano. O objetivo dos Ônibus Palco e Museu é democratizar o acesso à cultura para toda a população. Eles fazem paradas em escolas públicas, CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil), parques, escolas especiais, praças e Ruas da Cidadania.
Com previsão de percorrer todos os bairros, o projeto busca contribuir para a formação de plateia e sentimento de pertencimento à cidade e ao espaço público. Crianças, em idade de despertar para a sensibilização cultural, e adultos de todas as faixas etárias serão atendidos.
Serão mais de 380 apresentações do Ônibus Palco levando atrações como danças, concertos musicais didáticos, contações de histórias, teatro, circo e grupos folclóricos. Além de grupos convidados da cidade, como companhias étnicas e alunos de faculdades de artes, o Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura abre espaço para os artistas das comunidades se apresentarem.
O projeto prevê dois anos de duração e o próximo evento está previsto para o dia 23 de junho, na Rua da Cidadania do Tatuquara.
Estrutura
Cada ônibus terá uma programação independente e completa, com equipes específicas. Têm em comum a acessibilidade, com elevadores para cadeirantes, cadeiras para idosos. Além disso, pessoas com dificuldades motoras vão ser colocadas na plateia.
O Ônibus Palco vai apresentar diversas expressões artísticas, como música, teatro, dança e circo, sempre buscando a interação com o público. Artistas das comunidades e de grupos locais, alunos de faculdades de artes e companhias étnicas farão parte do elenco rotativo.
O projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura é realizado pelo Solar do Rosário, por meio da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, com patrocínio principal do Grupo J. Malucelli. O projeto também conta com apoio da Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba.
Programação deste sábado
O primeiro dia do Ônibus Palco tem uma programação completa com variadas atrações. Às 10h, abrindo o dia, o espetáculo "Teoria da Gravidade" apresenta um solo de dança com a união de danças urbanas e arte contemporânea, idealizado pelo diretor Raphael Alpha.
O espetáculo foi criado em 2007 e já foi apresentado em países como França, Espanha e Suíça. Em seguida, sobe ao palco a Big Belas Band, formada por alunos e ex-alunos da Escola de Música e Belas Artes do Paraná, em um repertório de músicas nacionais e internacionais. O Projeto MusicaR, que ensina música a crianças e adolescentes do Pinheirinho e do Cajuru, também está na programação.
A Banda Lyra toca no Ônibus, seguida do espetáculo "Lubyet" do Trip Circo, com atrações de circo como mágicos, palhaços e malabaristas. Sergio Albach, com o show Clarone no Choro faz suas músicas de chorinho valorizando o clarone como instrumento principal.
Atrações de artistas da comunidade começam às 12h45. Juvêncio Cardoso Banda abre esta parte da programação, seguido de Nando Costa e Banda, Grupo Liganois Banda (todos de música autoral), Dança Criativa - CEL Vila Oficinas e Dança Folclórica Carimbó, da Rua da Cidadania.

Serviço: Projeto Artes e Patrimônio - Ônibus da Cultura: Ônibus Palco no Cajuru
Data: 16 de junho de 2018, sábado
Horário: das 10h às 16h30
Local: Rua da Cidadania Cajuru - Av. Prefeito Maurício Fruet, 2150

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços