Marechal Thaumaturgo não registra homicídios há três anos

Com características de extrema tranquilidade, Marechal Thaumaturgo não registra nenhum homicídio há mais de três anos. O município acreano tem população estimada em 17.897 pessoas e fica a cerca de 646km da capital. São 8.191,7 km² de área total, que abrange parte do Parque Nacional da Serra do Divisor.
Com policiamento presente, a cidade conta com posto policial composto por uma policial civil e oito policiais militares que se revezam entre plantões diários. A calmaria também é registrada em mais quatro cidades do interior, são elas: Epitaciolândia, Manoel Urbano, Porto Walter e Santa Rosa do Purus.
Dados divulgados nesta semana pela Segurança Pública do Acre apontam que essas cidades não registram nenhum homicídio há pelo menos 120 dias. Os registros de casos são monitorados 24 horas pela Divisão de Inteligência e pelo Setor de Análise Criminal e Estatística.
Segundo o secretário adjunto de Segurança Pública, Glayson Dantas, as ações policiais estão sendo intensificadas em todo o Estado e devem ganhar novo reforço em breve, com o chamamento de 500 candidatos aprovados nos concursos das policias Civil e Militar.
“As ações da segurança pública do Estado seguem determinação do nosso governador em demonstração clara de promover uma cultura de paz. Nossas ações  de combate à criminalidade estão se intensificando e serão o fortalecidas com o ingresso de novos policiais civis e militares, aprovados nos dois concursos públicos em andamento, fortalecendo o efetivo, sobretudo nos municípios do interior”, disse Dantas.

Redução dos homicídios

O dado divulgado cita ainda outras cinco cidades que registraram apenas um caso de crimes contra a vida: Assis Brasil, Acrelândia, Jordão, Mâncio Lima e Xapuri. Conforme a Análise Criminal, os primeiros 114 dias de 2018 comparados ao mesmo período de 2017 apresentam uma redução de 16% dos casos de homicídios em todos os municípios do Acre. Na capital essa redução é ainda maior, 38% por cento.
Em 2017, foram contabilizados 213 óbitos, entre janeiro e 14 de junho. Já neste ano, comparando o mesmo período, foram 178, totalizando 35 homicídios a menos na comparação dos dois períodos.

Trabalho integrado

Visando promover cada vez mais uma cultura de paz, o governo do Estado tem se empenhado na promoção da segurança na capital e no interior. As polícias Militar e Civil têm se desdobrado para obter melhores resultados no enfrentamento à criminalidade, o que tem refletido de forma positiva nos índices.
Com apoio do Exército Brasileiro, as forças de segurança tem realizado inúmeras ações de combate à criminalidade. Entre elas, a Operação Cidade Segura e a Operação Fronteira Segura, realizada nesta semana no Alto Acre. As ações são contínuas e ocorrem tanto na capital, quanto no interior, com foco nas regiões de fronteira.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços