Greca pede estudo ao Ippuc para evitar alagamentos em escola da CIC

O prefeito Rafael Greca encomendou um estudo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) para resolver os problemas de alagamentos na Escola Municipal Dario Veloso, na CIC. O local á atingido com inundações toda vez que chuvas fortes ocorrem na cidade e parte do problema foi provocado por prédios que foram construídos em terrenos vizinhos à escola. Não está descartada, inclusive, a construção de um prédio novo para abrigar a escola e livrar a comunidade escolar deste transtorno.
A terraplenagem de prédios vizinhos construídos nos últimos anos, acabou deixando a escola num local mais baixo, suscetível a alagamentos. “O Ippuc está aí para isso, vamos entregar esta tarefa a eles”, disse o prefeito, ao cobrar uma solução definitiva para o problema.
O tema foi debatido durante o encontro de Greca com os gestores de núcleos da Prefeitura da Regional CIC, dentro do programa Prefeitura nos Bairros. A reunião foi feita nesta sexta-feira (15/6). “Nós estamos aqui ouvindo os gestores dos núcleos da Prefeitura e estamos ouvindo o povo também para que a administração ande numa direção só. Porque se cada um puxar de um lado, a Prefeitura não aguenta”, disse o prefeito.
Participaram também da reunião na Regional CIC, o administrador Raphael Keiji, a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, a coordenadora do projeto Bairros na Prefeitura, Rafaella Munhoz da Rocha, o vereador Toninho da Farmácia e a assessora do gabinete Cynthia Juraszek Maia Batista.
Centro de Integração Esportiva
O prefeito também foi informado do andamento da obra do futuro Centro de Iniciação Esportiva (CIE), na Praça da União. O local fica em frente à fábrica da Eletrolux e terá uma área construída de 1.600 m², espaço suficiente para atender duas mil pessoas por mês na prática de modalidades esportivas, como futebol, basquete, vôlei, promovidas pela Prefeitura. Os recursos são do Governo Federal e a obra deve ser concluída em agosto.
UPA da CIC
Greca também adiantou que a UPA da CIC será reaberta em breve. A Unidade de Pronto Atendimento da CIC 24 horas, é uma das maiores de Curitiba, com média de 400 atendimentos diários. O prédio entrou em processo de reforma em novembro do ano passado. O investimento na obra atingiu cerca de R$ 300 mil.
Foi feita a completa revisão elétrica e hidráulica, pintura geral interna e externa, revisão da cobertura, substituição de esquadrias de alumínio, troca do piso, instalação de cerâmica, recuperação dos portões e grades, aberturas de vão em portas para garantir acessibilidade, adequação de pontos de água e esgoto e instalação de barras para acessibilidades.
Depois de pronto, o centro médico 24 horas terá melhoria no fluxo de atendimento e na segurança de servidores e usuários do SUS.
Regularização fundiária
A questão fundiária também dominou boa parte da reunião. A regional CIC concentra áreas de invasão, tais como a Tiradentes, Primavera, 29 de Março, Dona Cida, 1º de Maio e Harmonia. São cerca de 1.600 famílias vivendo em áreas ilegais.
“É uma questão muito complexa, mas vamos ter que mergulhar nela porque os dois lados perdem com isso. Perdem as famílias que têm a posse provisória, mas não têm o domínio da área e assim correm o risco de não deixar nada para os descendentes. E perde o município porque não arrecada os impostos devidos que podem tornar a cidade melhor, inclusive a região onde estas mesmas famílias vivem”, resumiu o prefeito.
Conselho Tutelar
O prefeito também determinou que o Conselho Tutelar que funciona atualmente na Rua da Cidadania da CIC seja transferido para a Rua Valdomiro Macedo, com a Avenida das Indústrias. O conselho trata de questões delicadas envolvendo famílias e precisa de mais privacidade para cuidar destes assuntos.
Córrego da Ferrovila
Alunos do 8º e 9º anos da Escola Municipal Albert Schweitzer apresentaram ao prefeito o projeto de educação ambiental que desenvolvem “Conhecendo o Córrego da Ferrovila, o Valetão”. O trabalho conquistou o primeiro lugar em Curitiba, ficou entre os 18 melhores do Paraná e está sendo apresentado em nível nacional.
As alunas Carolina Pereira Devargas, 14 anos, e Maria Luíza Bueno Pereira, 13, explicaram que o objetivo de empregar o termo “valetão” foi justamente para buscar resgatar o nome original do córrego, e também tentar conscientizar os moradores para que preservem o rio de poluição e degradação.
O prefeito explicou às estudantes – que estavam acompanhadas das professoras Amanda Bortolan Nogueira e Elaine Cruz Kovaleski -, que o município acabou de celebrar um convênio com a Sanepar no valor R$ 3,5 bilhões, cujos recursos serão usados justamente para despoluir todos os rios de Curitiba. “Valetão não remete a coisa boa. Vamos resgatar o Córrego da Ferrovila”, disse Greca. Ele parabenizou as estudantes pela iniciativa.
Artesanato 
O prefeito também foi presenteado com um cachecol de crochê, feito pelas integrantes do Grupo de Mulheres e Amigas do Vitória Regia. A organizadora é a líder comunitária Márcia Leocádia Corrêa, que teve a ideia de implantar a atividade para combater a depressão que acomete pacientes e familiares da região. Atualmente, são 22 pessoas que trocam experiências e conseguem aferir renda extra com a atividade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade