Governo comemora os 56 anos do Estado do Acre com troca da bandeira e homenagens

A histórica Gameleira, às margens do Rio Acre, foi palco na tarde desta sexta-feira, 15, das comemorações do aniversário de 56 anos da elevação do Acre a categoria de Estado no Brasil. Antes Território após a Revolução Acreana, o Acre só se tornou Estado em 1962, quando a lei federal 4.070 foi sancionada.
O governador Tião Viana e a vice Nazareth Araújo abriram as comemorações em revista às tropas da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Em seguida, fizeram a já tradicional troca da bandeira do mastro da Gameleira, um dos maiores símbolos do Acre.
Tião Viana e Nazareth Araújo prestigiaram a troca da bandeira na Gameleira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
Como 18º governador do Acre, Tião Viana aproveitou para enaltecer que este é um momento de visitar nosso passado, levá-lo consigo para o futuro e celebrar as conquistas de seu governo, que chega este ano ao fim com feitos como o crescimento do PIB, a redução do desmatamento e avanços significativos na educação e produção agroindustrial.
“São 56 desde que o Acre alcançou a condição de Estado após o Movimento Autonomista e este é o meu último ano já nesta solenidade como governador. Aqui homenageamos aqueles que fizeram um esforço a mais pela história, pelo dia a dia, as coisas bonitas que podem dar certo em todo o estado”, destaca o governador.
Para a vice-governadora Nazareth Araújo, filha do primeiro governador eleito do Acre após a autonomia como Estado, José Augusto de Araújo, o momento é sempre de um grande simbolismo.
“A gente vem com muita honra, com muita humildade, agradece a oportunidade dessa condução do Estado ao povo, ao mesmo tempo que deseja ao Acre todo o sucesso, estabelecidas políticas públicas de sucesso. Temos muito que dizer ‘Acre, seja muito feliz e que essa história de muita luta, muita dedicação, produza sempre os melhores resultados’. Que tenhamos sempre muito orgulho de sermos acreanos”, ressalta Nazareth Araújo.

Ordem da Estrela do Acre

Dezesseis personalidades que contribuíram para o desenvolvimento do Acre foram homenageadas (Foto: Gleilson Miranda/Secom)
A celebração do aniversário do Estado também foi um momento especial para a entrega da Ordem da Estrela do Acre, maior condecoração dada pelo governo do Estado, destinada a personalidades que contribuíram de forma significativa com o desenvolvimento do Acre.
Dezesseis pessoas foram homenageadas com a Ordem em seus diversos graus. Entre eles, o coronel de infantaria Wellington Valone, comandante do Comando de Fronteira Acre, 4º Batalhão de Infantaria de Selva.
Bastante emocionado com a honraria em reconhecimento ao seu trabalho no estado, o coronel Valone declarou: “Que nossa missão, integrada com o governo do Acre, sempre traga benefícios para a nossa sociedade. Eu aprendi a gostar do Acre quando estive como tenente e retornei agora como comandante. O sentimento é de gratidão pelas autoridades e pessoas com quem me relacionei aqui e saibam todos que serei sempre um embaixador do Acre, levando as maravilhas de seu povo que é sempre tão acolhedor”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade