Empreendedores constroem um carro protótipo no Worktiba Barigui

Princípios e sistemas para a montagem de veículos elétricos foram apresentados no Worktiba Barigui nesta quarta-feira (13/6). O especialista em tecnologia e fundador da startup curitibana MakerTech, Marcos Koslinski, apresentou a plataforma Arduíno para o público, que teve o desafio de montar e programar um veículo miniatura elétrico controlado pelo smartphone.
O sistema Arduíno surgiu na Itália em 2005 e se popularizou por ser de fácil configuração, principalmente por utilizar o sistema de código aberto, permitindo aos usuários desenvolverem inúmeras utilidades e funções. “Uma placa base de Arduíno pode ser encontrada em mais de 180 países e custa aqui, em média, R$ 30. Já os sensores que podem ser incorporados na placa custam em média R$ 10”, disse Koslinski.
O projeto apresentado na palestra do Worktiba pode ser escalonado para tamanhos menores ou maiores, pois a base tecnológica é a mesma. “Com esse projeto é possível fazer diversas aplicações, pois os códigos e equipamentos são configuráveis e podem ser dimensionados de acordo com a necessidade”, explicou o especialista, que demonstrou todos os passos para a construção do veículo, desde o desenho e corte da estrutura, passando pela placa de comando dos motores, até a incorporação do sistema Bluetooth, que, sincronizado com um smartphone, controla o carro.
Os irmãos Eder e Edgard Stupka foram à palestra com o objetivo de evoluir ainda mais no projeto que desenvolvem em casa, um jipe movido à gasolina, mas com todo sistema de controle das funções feito com a plataforma Arduíno. “O evento foi muito bom, confirmou que o nosso projeto está no caminho certo. Aprendemos vários códigos e funções que podemos incluir no jipe”, comentou Eder.
Quem quiser saber mais sobre o sistema Arduíno pode acessar a página do palestrante: www.facebook.com/makertechbr.



Próximas palestras no Worktiba Barigui
20/6 - “Projeto S.O.S People, botão e aplicativo para denunciar casos de abuso sexual no transporte coletivo”, com as estudantes e desenvolvedoras Lara Matesich do Prado e Eduarda Rossi.
27/6 - “Como gerar vendas com o marketing digital”, com a especialista Dany Angel.
4/7 - “Economia Solidária e Saúde Mental”, com a psicóloga Isabela Perotti.
11/7 - “Então você quer empreender?", com o empreendedor Antal Varga. 
As palestras são sempre às quartas-feiras, às 15h, com entrada gratuita. A inscrição pode ser feita no local até 15 minutos antes do evento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços