Combate à violência contra o idoso é um preparo para a sociedade do futuro

Com o objetivo de promover uma conscientização em nível mundial sobre a importância do enfrentamento da violência contra a pessoa idosa, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu em 2006 a data de 15 de junho como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Este ano, a campanha desenvolvida em conjunto com a Secretaria Nacional da Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa vem com o tema “A violência é o contrário dos direitos”.
A data alusiva visa a luta contra qualquer tipo de violência contra a pessoa idosa. Políticas públicas são necessárias para que haja essa conscientização em nível nacional, estadual e municipal, tendo em vista que o perfil da população brasileira passará por alterações nos próximos anos e o país será um dos que terá o maior número em população idosa em todo o mundo.
O Brasil é um país que está envelhecendo, e em 2025 estará em 6° lugar no planeta com o maior número de idosos, em 2050 ficará entre os três primeiros. Trabalhar e focar as políticas públicas de saúde para a pessoa idosa é fundamental para saber lidar com esse processo de envelhecimento da população.
No Acre, o gerente do departamento de Atenção Primária, Políticas e Estratégicas (DAPE) da Secretaria Estadual de Saúde, João Paulo Silva, explica como essas políticas vem sendo trabalhadas no estado.
“Envelhecer é um processo, agora envelhecer com qualidade é um outro processo. Estamos dialogando com municípios e gestores para que eles estejam preparados para atuar nessas mudanças que o envelhecimento trás, que envolve várias áreas a nível de saúde, educação, assistência social e segurança. Então o que vivemos hoje é a intensificação das políticas públicas voltadas ao idoso, ” destaca João Paulo Silva.
A Secretaria Estadual de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da divisão de saúde do idoso atua durante todo o ano, dentro da política voltada ao idoso, realizando capacitação técnica os 22 municípios dentro da atenção básica sempre com foco na caderneta do idoso.

Caderneta do idoso

É o instrumento utilizado dentro da atenção básica pelo nutricionista, médico, fisioterapeuta e enfermeiro. A caderneta é entregue pelo Ministério da Saúde (MS) aos municípios, que recebem a capacitação do estado quanto a utilização da mesma.
“Temos potencializado ano após ano a importância da caderneta na atenção básica. Nossa função técnica enquanto estado é orientar os municípios quanto a utilização da caderneta, que é um instrumento de saúde”, conta João Paulo Silva.
Assim como a caderneta da criança, da gestante, o idoso também tem a sua caderneta que é onde ficam todas as informações de saúde que o profissional precisa ter acesso.
“Dentro da nossa rede de assistência temos também o Hospital do Idoso, que possui uma equipe multiprofissional composta por psicólogos, nutricionista, geriatras, que tem esse olhar e o cuidado assistencial ao idoso”, explica o gerente do DAPE.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços