Brincadeiras integram crianças e estimulam o desenvolvimento

Brincadeira é coisa levada a sério nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba. Mais do que entretenimento,  os jogos e as atividades recreativas são realizados para estimular o desenvolvimento integral das crianças.
A recreação também serve como instrumento de integração entre meninos e meninas, que aprendem com as diferenças e se preparam para as novas etapas de formação.
O CMEI Carlos Alberto Pereira, na Vila Guaíra, reúne boas práticas de integração e brincadeiras que ensinam. Todas as quartas e sextas-feiras, as professoras incorporam à rotina das 154 crianças que frequentam o espaço situações de interação.
O grupo desenvolve atividades variadas para facilitar a adaptação das crianças, reunindo desde os bebês do berçário até as maiores de 4 e 5 anos, da pré-escola. Embora haja diversão, os momentos são planejados com muita atenção para que umas aprendam com as outras.
Recriação de espaços
Cantos com atividades são montados por toda unidade para as crianças participarem, em duplas ou pequenos grupos, das brincadeiras. Elas aproveitam materiais diversos e a recriam espaços como camarim de fantasia e maquiagem e casa de bonecas. Ambientes domésticos como cozinha, lavanderia e banheiro também fazem sucesso entre as crianças pequenas.
A interação, garante a diretora do CMEI, Adriana Santos Wormsbecher, exige organização e preparo, mas tem grande contribuição na evolução do conhecimento dos pequenos. “Por meio do convívio, eles trocam conhecimentos, aprendem a se relacionar com o outro e constroem valores como cooperação, solidariedade e respeito”, explica Adriana.
Brincar tem muita importância. Quando estão entre grupos de diferentes idades, as crianças valorizam e exploram o novo, procuram por irmãos ou amigos conhecidos de outras turmas e respeitam a diversidade. Não há direcionamento para brincadeiras. Todos fazem o que têm interesse, passam roupas, brincam de casinha, carro bola, independentemente de serem meninos ou meninas.  
Lívia Barbosa dos Santos, de 5 anos, aproveita momentos de integração para brincar e aprender. “É legal. Eu ajudo a cuidar dos menores, brinco de ferramentas com meu irmãozinho e aprendo coisas”, conta ela.
Atividades planejadas
No Projeto Integração entre Idades, todas as atividades são planejadas coletivamente pelos profissionais da unidade. Conteúdos e propostas são discutidas e avaliadas. Professores partem da observação do que cada criança sabe e o que cada uma tem a oferecer a outra.
Os brinquedos são selecionados com cuidado e atenção para que não sejam muito específicos para uma única faixa etária. Jogos de tabuleiro e brincadeiras de corda são exemplos de atividades que envolvem os meninos e meninas de diversas idades.
Confira aqui momentos de integração no CMEI Carlos Alberto Pereira: Juntos eles aprendem melhor!

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