PF desarticula organização criminosa por tráfico de drogas no Acre


Rio Branco/AC - A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (12) a Operação Audathia* com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas com atuação no estado do Acre.
Aproximadamente 130 policiais federais cumpriram 47 mandados judiciais, sendo 15 de prisão, 09 de condução coercitiva e 23 de busca e apreensão nas cidades de Rio Branco, Epitaciolândia, Brasiléia, Assis Brasil, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima. Até o momento, 07 veículos foram apreendidos e foi iniciado um flagrante delito por arma de fogo enquanto as buscas estavam sendo realizadas.
A organização criminosa composta por traficantes com antecedentes por tráfico de drogas e delitos conexos era bem estruturada, com divisão de tarefas definidas e uma intensa movimentação financeira. Integrando o grupo criminoso havia empresários, responsáveis por financiar a compra e envio da droga para outros estados, Pará e Mato Grosso do Sul. Um funcionário de uma empresa que presta serviço no Aeroporto de Rio Branco responsável por passar informações aos criminosos sobre atuação da Polícia Federal no Aeroporto. E um ex ocupante de cargo político do município de Acrelândia.
Durante o período em que ocorreram as investigações, a PF realizou a apreensão de aproximadamente 130 kg de cocaína. O que chama a atenção na investigação não é o volume de droga apreendido, mas a constatação da grande movimentação financeira dos criminosos. O grupo movimentava aproximadamente R$ 400.000 por mês.
A Justiça autorizou o bloqueio dos bens e valores dos criminosos visando a desarticulação financeira do grupo. Os envolvidos responderão na medida de suas responsabilidades pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, uso de documento falso e lavagem de dinheiro podendo.

* A investigação recebeu esta denominação em referência à audácia dos integrantes do grupo que, mesmo após as várias apreensões de droga realizadas pela Polícia, não cessavam a atividade criminosa. Audathia é um termo em latim que significa AUDÁCIA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade