PF combate distribuição e importação ilícita de medicamentos veterinários


São José do Rio Preto/SP - A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (11) a Operação Pales* para combater a importação de insumos, produção e comercialização ilícita de produtos e medicamentos de uso veterinário utilizados na engorda de gado no estado de São Paulo.
Cerca de 150 policiais federais cumpriram 14 mandados de prisão, 14 de condução coercitiva e 39 de busca e apreensão em Barueri, Presidente Prudente e na região de São José do Rio Preto.
A organização criminosa atuava na região de São José do Rio Preto/SP e encaminhava os produtos para vários estados da federação, especialmente para o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Pará, estados produtores de carne. Parte dos insumos era contrabandeada da China e a produção era feita em laboratórios clandestinos. A comercialização se dava pela internet e por serviço de telemarketing.
O inquérito policial iniciou-se em abril de 2014 e, ainda durante as investigações, foram realizadas 13 apreensões, com a prisão em flagrante de 16 pessoas. Outros 5 laboratórios clandestinos já haviam sido fechados pela PF.
Os presos serão encaminhados ao sistema prisional estadual, onde ficarão à disposição da Justiça Federal, e responderão, de acordo com seus atos, pelos crimes de contrabando, crime ambiental, crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais, crime de falsidade ideológica e organização criminosa, cujas penas variam de 1 a 15 anos de reclusão.

*O nome da operação faz referência a uma divindade da mitologia romana relacionada com a vida pastoril.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços