ETA comemora seus 105 anos com inauguração de busto do ex-aluno Leonel Brizola


A Escola Técnica de Agricultura (ETA), de Viamão, comemorou neste domingo seus 105 anos de existência. O dia foi marcado pela homenagem ao aluno mais ilustre da ETA: o ex-governador do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro Leonel de Moura Brizola, eternizado em um busto esculpido pelo artista plástico Itamor Rodrigues.
Brizola formou-se técnico rural na turma de 1938. A ideia de homenageá-lo com o busto foi do atual diretor, Evandro Miño, e do ex-diretor da instituição, Aldo Melo. O diretório nacional do PDT, partido fundado por Brizola, cobriu os custos de confecção e instalação da escultura. A obra demorou cerca de um mês para ser confeccionada e foi feita em resina, com camada de cobertura em bronze.
Além do secretário de Educação, Vieira da Cunha, do diretor superintendente da Suepro, Eloí Flôres, e da coordenadora da 28ª CRE, Neusa Abruzzi, participaram do ato o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edson Brum, o deputado estadual Ciro Simoni, os deputados federais Giovani Cherini (ex-aluno da ETA), Pompeo de Mattos (presidente estadual do PDT) e José Stédile, o vice-prefeito de Viamão, André Pacheco, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Tarcísio Minetto). A família de Brizola foi representada pelos netos Juliana, que é deputada estadual, e Carlos, ex-deputado federal e ex-ministro do Trabalho. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, também veio do Rio de Janeiro para acompanhar a solenidade.
“O Rio Grande do Sul tem a base de sustentação da sua economia no setor primário. Por isso, é nossa obrigação dar prioridade às escolas agrícola, para que a ETA continue sendo esse instrumento de formação de cidadãos para o mundo. Vejam a importância que teve esta escola para que Leonel Brizola pudesse ter representado o que representou não só para a história do Rio Grande do Sul, mas de todo o Brasil”, disse Vieira.
Além da inauguração do busto de Brizola, os ex-alunos da ETA confraternizaram com os antigos colegas e suas famílias em um churrasco, servido no almoço.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços