Acre terá diagnóstico de brucelose e tuberculose em bovinos

Rebanho bovino do Acre está estimado em mais de 2,8 milhões animais (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Rebanho bovino do Acre está estimado em mais de 2,8 milhões animais (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) deu início ao Inquérito Epidemiológico de Prevalência de Tuberculose e Brucelose Bovina no Acre, na última semana. O rebanho bovino acreano está estimado em 2,8 milhões de animais.
O objetivo é levantar a incidência dessas duas doenças no rebanho acreano. A brucelose e a tuberculose bovina acarretam prejuízos, já que diminuem a produtividade, e são zoonoses – transmissíveis dos animais para o homem.
O primeiro passo para a construção do estudo no Acre foi dado com a chegada do médico veterinário da Universidade de São Paulo (USP) e coordenador do Centro Colaborador do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em saúde animal, José Soares Ferreira Neto. “Esse é apenas o início de todo o processo. Vamos começar a discutir como serão os passos aqui no Acre, a preparação das equipes de campo e as outras ações necessárias para a realização do inquérito”, afirmou.
José Barbosa, gerente de Defesa Animal do Idaf, explica que inquérito é necessário para elevar a qualidade do rebanho bovino acreano (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Barbosa explica que o inquérito é necessário para elevar a qualidade do rebanho bovino acreano (Foto: Leônidas Badaró/Secom)
Depois da coleta de sangue nos bovinos, o material é enviado para um laboratório, onde fica em um banco de dados para passar por análise.
José Barbosa, gerente de Defesa Sanitária Animal do Idaf, destaca a importância do inquérito. “Vamos encontrar a taxa de incidência e prevalência dessas duas doenças no nosso rebanho. Dependendo desse resultado, o estado sanitário do estado pode se elevar ainda mais, aumentando a confiança nos produtos oriundos do Acre”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços