SC e RS podem firmar parceria para divulgação dos dois estados

No jantar em comemoração ao 25º aniversário da Unidade Alemã, nesta segunda-feira, 5, em Porto Alegre, o secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, propôs uma parceria entre catarinenses e gaúchos na divulgação da Região Sul para investidores estrangeiros.
"É muito importante que Santa Catarina e o Rio Grande do Sul criem uma estratégia conjunta de divulgação dos dois estados, destacando vantagens culturais e econômicas da Região Sul para a atração de investimentos de empresas europeias, especialmente alemãs", disse.
O diretor-executivo da Câmara de Comércio Brasil-Alemanha no Rio Grande do Sul, Valmor Kerber, concorda com necessidade de os estados estreitarem os laços. “Os nossos estados têm similaridades econômicas e culturais; somos os estados mais alemães do Brasil”, lembrou. Ele sugere que seja estabelecida uma pauta em comum entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul para reforçar a posição da Região Sul. “Entendemos que devemos trabalhar juntos, pois juntos somos mais fortes”, completou Kerber.
Virmond representou o governador Raimundo Colombo no jantar organizado pelo Consulado Geral da Alemanha em Porto Alegre, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa. O evento em celebração ao Dia da Unidade Alemã contou com a apresentação da cantora berlinense Nina Ernst. "Foi uma comemoração elegante e muito emocionante, à altura da importância desta data”, elogiou o secretário Virmond.
O Dia da Unidade Alemã é comemorado em 3 de outubro desde 1990, quando foi assinado o Tratado da Unificação pelo qual a República Federal da Alemanha, na parte oriental do território, aderiu à República Federal da Alemanha. “A reunificação foi uma grande conquista da diplomacia internacional e um dos maiores eventos na história da humanidade desde o final da Segunda Guerra”, disse Virmond. As negociação para a reunificação começaram a partir da Revolução Pacífica e a queda do Muro de Berlim, em 9 de novembro de 1989.
O jantar reuniu também representantes consulares de diversos países; lideranças empresariais de origem alemã no Rio Grande do Sul; o prefeito de Porto Alegre, José Alberto Reus Fortunati, representantes do governo do Estado do Rio Grande do Sul, como o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio de Oliveira Branco; e representantes do Poder Legislativo gaúcho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços