Polícia Federal prende investigado pela Operação Patriota

Brasília/DF – A Polícia Federal cumpriu, na manhã de hoje (9), mandado de prisão preventiva expedido pela 10ª Vara da Justiça Federal do Distrito Federal contra o líder da organização criminosa investigada pela Operação Patriota.
Durante a investigação, foi descoberto um esquema ilícito para ocultar bens e receitas oriundas do grupo econômico sob investigação com o objetivo de não saldar o enorme passivo tributário e trabalhista do qual é devedor.
O modelo de ocultação de bens utilizava empresas de fachada para movimentar bens, simular empréstimos e blindar o patrimônio dos integrantes do esquema criminoso investigado. As empresas do Grupo empresarial sob investigação têm o valor de aproximadamente R$ 800 milhões inscrito em Dívida Ativa da União.
Após a deflagração da operação, e apesar das medidas cautelares aplicadas, constatou-se que dirigente do grupo empresarial sob investigação continuou a ocultar o seu patrimônio, inclusive com a utilização de outras empresas que só foram descobertas durante a busca e apreensão.
Uma semana após a deflagração, o investigado voltou a depositar valores nas contas bancárias de uma empresa de fachada. Em agosto, foi efetuado um saque de R$ 1,2 milhão, em uma manobra que objetivava livrar o seu patrimônio da execução fiscal e de bloqueios judiciais.
A operação patriota ocorreu em 22 de maio de 2015, quando a Polícia Federal desencadeou uma série de ações que tinham por objetivo investigar os crimes de fraude à execução, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária, associação criminosa e de falsidade ideológica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade