Inscrições da Udesc para 49 cursos do Vestibular de Verão 2016 terminam na próxima quinta

As inscrições do Vestibular de Verão 2016 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) seguem abertas no site www.vestibular.udesc.br e poderão ser feitas até 8 de outubro, com término às 20h. Já 9 de outubro será o último dia para pagar a taxa de inscrição, de R$ 90.
Os candidatos que obtiveram isenção da taxa pelo critério socioeconômico ou por doação de sangue precisam efetivar sua participação no vestibular, devendo também se inscrever na internet.

A Coordenadoria do Vestibular recomenda a todos os candidatos que leiam atentamente o edital, o quadro de vagas e o programa das disciplinas.

Conforme o ranking do Ministério da Educação (MEC), a Udesc é a quarta melhor universidade estadual do Brasil entre 46 avaliadas e a 18ª na classificação geral, que tem 192 instituições de ensino superior. Além disso, a Universidade dos Catarinenses é a melhor em graduação em SC.

Vagas e cotas

O Vestibular de Verão 2016 tem 1.289 vagas em 49 cursos presenciais gratuitos de graduação, oferecidos pela Udesc em 11 unidades pelo Estado.

Esse número representa 75% do total de vagas, pois as demais serão preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Os únicos cursos que oferecem 100% das vagas pelo vestibular são Teatro e os de Música (Licenciatura e Bacharelado), pois exigem também uma prova prática.

A Udesc manterá o sistema de cotas por meio do Programa de Ações Afirmativas. Das vagas de cada curso, 30% estão reservadas, sendo 20% para candidatos que tenham feito todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Cursos

Em Florianópolis, há vagas em Administração (vespertino ou noturno), Administração Pública (matutino ou noturno), Artes Visuais (Bacharelado e Licenciatura), Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Design (Gráfico e Industrial) e Educação Física (Bacharelado e Licenciatura).

A Udesc também oferece, na Capital, os cursos de Fisioterapia, Geografia, História (Bacharelado e Licenciatura), Moda, Música (Bacharelado em Piano, Violino ou Viola, Violão, Violoncelo e Licenciatura), Pedagogia e Teatro.

Em Joinville, as vagas são para os cursos de Ciência da Computação, Física, Matemática, Química, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e para Engenharia (Civil, Produção e Sistemas, Elétrica e Mecânica).

Já os cursos em Lages são Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal e Medicina Veterinária, enquanto no Oeste há vagas em Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Zootecnia.

A unidade de Balneário Camboriú terá seleção para Administração Pública e Engenharia do Petróleo e a de Laguna, para Engenharia de Pesca e Arquitetura e Urbanismo.

Além disso, o vestibular conta com vagas para Ciências Contábeis, Engenharia de Software e Engenharia Sanitária, em Ibirama, e Sistemas de Informação e Engenharia de Produção Mecânica, em São Bento do Sul.

Provas

As provas serão aplicadas em 15 de novembro, das 9h às 12h30 e das 15h às 19h30, em oito municípios de SC: Balneário Camboriú, Chapecó, Florianópolis, Ibirama, Joinville, Lages, Laguna e São Bento do Sul. A confirmação do local de cada cidade será divulgada a partir de 3 de novembro.

Na parte da manhã, os candidatos terão de responder 50 questões objetivas, sendo 14 de Biologia, 14 de Matemática, 14 de Português e oito de Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol). À tarde, haverá redação sobre atualidades e conhecimentos gerais, além de mais 50 questões objetivas: 14 de Física, 14 de Química, 11 de História e 11 de Geografia.

A lista dos classificados em primeira chamada será divulgada até 10 de dezembro na Reitoria da Udesc, em Florianópolis, e no site do vestibular. A matrícula deverá ser feita em fevereiro de 2016.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (48) 3321-8098 e 8147, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br. Acompanhe as notícias do vestibular pelo Twitter e pelo Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços