Grupo ceramista Nha-ú é tema da sétima edição do Gerações Masc

A sétima edição do projeto Gerações Masc – Museu em movimento terá como tema a história e as propostas artísticas do grupo ceramista Nha-ú, criado nos anos 80 por professores e alunos do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O evento ocorre no dia 9, às 16h30, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC).
O Grupo Nha-ú - palavra de origem tupi-guarani que significa barro para cerâmica - foi criado pelo professor Luiz Carlos Canabarro Machado para realizar pesquisas em cerâmica valorizando-a como arte. O grupo expandiu suas ações não só por Florianópolis, mas também por Santa Catarina, outros estados e países em exposições, performances e ações coletivas. No acervo do Masc, o Nha-ú está representado com a obra fragmentada “Emaranhado”, de 1984, que conta com personagens em tamanho natural em terracota representando um ambiente de trabalho de escritório com mesas, uma máquina de escrever e uma secretária. Durante o evento a obra estará no espaço expositivo.
Após a conversa do Nha-ú com o público haverá uma proposta artística ao ar livre com a participação especial do Coletivo Geodésica Cultural Tocata Aberta - onde são disponibilizados alguns instrumentos musicais para a criação musical intuitiva e experimental.
O projeto Gerações Masc é desenvolvido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Museu de Arte de Santa Catarina, sob a coordenação da arte-educadora Eliane Prudencio da Costa. O projeto tem a proposta de realizar uma série de encontros bimestrais com o público ao longo de 2015, com o objetivo de difundir a história institucional do Masc ao convidar um artist ou grupo, crítico de arte ou professor para falar sobre uma década específica de atuação do Museu e seus desdobramentos no campo das Artes Visuais. Em 2015, o Museu completou 66 anos de atividades.
O quê: Gerações Masc – Grupo Nha-ú
Quando: 9 de outubro (sexta-feira), às 16h30min.
Onde: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
Avenida Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica - Florianópolis (SC)
Entrada gratuita
Informações: (48) 3664-2630 / 3664-2633
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/1181833985165109/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços