quinta-feira, 8 de outubro de 2015

7ª Conferência de Desenvolvimento Rural é realizada em Londrina

 

 

 

Nova composição do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural será eleita durante encontro, para a gestão 2015-2017

A 7ª Conferência Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), realizada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, em parceria com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), foi aberta na manhã desta quinta-feira (8) com a presença do secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Vitor dos Santos Junior, que representou o prefeito Alexandre Kireeff.

O tema deste ano é “Planejando uma Londrina Rural Sustentável e Solidária”. O encontro prossegue até às 17 horas, no Centro de Difusão e Tecnologia (CDT) do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), localizado na Rodovia Celso Garcia Cid, km 375.

Delinear diretrizes e fortalecer o debate sobre a política pública de desenvolvimento rural, visando a reelaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural de Londrina, baseado no Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PNDRSS) do Ministério do Desenvolvimento Agrário/Condraf está entre os principais objetivos do encontro.

Também será definida a nova composição do CMDR, para a gestão 2015-2017. Serão eleitos sete conselheiros do poder público e 14 conselheiros representantes da Sociedade Civil e das áreas Técnica, de Pesquisa e Extensão de Desenvolvimento Rural.

Durante o encontro, o secretário Vitor do Santos Junior ressaltou a importância de discutir propostas que vão nortear os planos do município em termos de desenvolvimento rural. Para ele é necessário buscar soluções que visem o desenvolvimento sustentável. “O importante é que tenhamos propostas que não sejam imediatas, pois não adianta resolver um problema hoje sem pensar se a solução não vai causar danos para as gerações futuras”, disse.

O presidente do CMDR, Pedro Moreira da Silva Filho, destacou a necessidade do fortalecimento da agricultura familiar e hortigranjeira da região, incluindo a piscicultura e horticultura. “Isso trará um enriquecimento muito grande para o município de Londrina, além de melhorar a condição de vida dos agricultores”, disse.

O chefe regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Antônio Carlos Barreto, destacou que por meio das conferências é possível debater as questões da agricultura. Ele citou alguns exemplos de problemas do setor que precisam ser discutidos, como o uso indiscriminado de agrotóxicos e a conservação dos solos. Barreto salientou, também, a importância da agricultura para o desenvolvimento do país. “A agricultura tem sustentado brilhantemente este país”, disse.

Também estiveram presentes no encontro, o diretor-presidente, em exercício, do IAPAR, Thiago Pelini; o secretário geral do CMDR, Oswaldo de Souza Campos Junior; os vereadores Gaúcho Tamarrado, que também é presidente da Comissão de Agricultura, Elza Correia e Lenir de Assis;o palestrante do evento, engenheiro agrônomo Ronaldo José Ribeiro, chefe de Gabinete da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF) do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA);o gerente do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural(Emater), Sérgio Luiz Carneiro;o representante da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), José Bosqui; o representante do Rotary, Dionísio Destro; o gerente da Ceasa, Marcos Augusto Pereira; coordenadores distritais; produtores rurais e representantes de entidades de classe ligadas e associações ligadas ao desenvolvimento rural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário