Semana Nacional de Trânsito acontece em Setembro por um trânsito melhor

O que você faz por um trânsito melhor? Neste ano, a Semana Nacional do Trânsito incentiva motoristas, pedestres e ciclistas a repensarem suas atitudes nas ruas e rodovias para preservar a vida. A campanha que acontecerá em todo o País entre 18 e 25 de setembro tem como tema “Seja você a mudança no trânsito”.

Durante sete dias, ações educativas serão promovidas por órgãos do poder público e pela sociedade civil organizada para chamar a atenção da população sobre a influência das escolhas de cada um no trânsito.

“Trabalhamos a educação durante o ano todo, mas neste período da Semana Nacional de Trânsito as ações se intensificam por um trânsito mais respeitoso, menos violento e mais gentil. O tema é uma forma de incentivar o cidadão a refletir sobre as atitudes dele e as consequências que elas podem ter”, destaca o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) participa de ações com outras dezesseis entidades, como institutos, associações, sindicatos e instituições de ensino superior, além do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Observatório Nacional de Segurança Viária.

Serão realizadas seis diferentes ações ao longo da semana durante a manhã e a noite, com a participação de entidades parceiras em blitz educativas, exposições e abordagens aos estudantes, visita orientada ao Detran e ao BPTran, além da campanha “Se liga no trânsito, se beber não dirija”, que aborda frequentadores de bares.

PROGRAMAÇÃO – As ações começam na sexta-feira (18), das 9h às 11h30, com blitze educativa em 144 pontos do Estado – 10 na Curitiba e as demais nas principais cidades do Interior.

No sábado (19), das 9h às 13h, pedestres que passarem pela Praça Rui Barbosa, na Capital, vão receber orientações de trânsito. O local será destino final de um passeio motociclístico quem tem saída programada no BPTran, no bairro Tarumã.

A mesma ação se repete nos dias 21, 23 e 25, na Universidade Tuiuti, UniBrasil e PUCPR, respectivamente, das 9h às 12h e das 18h às 21h.

Nos dias 22 e 24, o Detran e o BPTran recebem alunos de escolas públicas na visita orientada de manhã e a tarde. No projeto, as crianças conhecem de perto o funcionamento dos órgãos e aprendem de forma lúdica, através de vídeos e teatros, a importância das leis de trânsito.

A ação “se liga no trânsito, se beber não dirija” acontecerá na sexta-feira (25), nos bares na Rua Imaculada Conceição, em frente à PUCPR. Frequentadores serão abordados de forma descontraída e poderão fazer o teste do bafômetro, descartável e sem validade, para perceber o risco de associar álcool e direção.

No sábado (26), dois encontros encerram as atividades da semana nacional. Das 9h às 17h, diretores pedagógicos dos centros de formação de condutores se reúnem com o Detran e o Observatório Nacional de Segurança Viária, no auditório da Celepar.

No mesmo dia, no pátio do Detran, no bairro Tarumã, em Curitiba, haverá um encontro entre a Associação de Clubes Automotivos do Brasil, Polícia Militar, Detran e demais entidades.

CAMPANHA – A Semana Nacional de Trânsito, comemorada entre 18 e 25 de setembro, engloba duas datas importantes referentes ao tema: o Dia Mundial sem carro (22) e o Dia Nacional do Trânsito, celebrado no dia 25.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços