PF deflagra Operação Monte Olimpo para combater crimes de evasão de divisas


São Paulo/SP – A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (23/9) a operação Monte Olimpo, para reprimir os crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro, cometidos por meio da atuação de doleiros que remetiam recursos ao exterior por meio da operação conhecida como “dólar-cabo”.
Foram cumpridos 8 mandados de busca e apreensão na capital paulista, expedidos pela 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, nos bairros de Vila Nova Conceição, Jardins, Alto de Pinheiros e Perdizes.
O inquérito policial foi instaurado em 2013, após a constatação de que doleiros já investigados pela Polícia Federal em outras operações, inclusive a operação Farol da Colina, deflagrada em 2004 e a Vitruviano, deflagrada no Mato Grosso, em 2007, continuavam atuando. Eles utilizavam o nome de um empresário português, já falecido, para remeter as quantias ao exterior.
A operação também busca novos elementos da prática do crime de fraude processual em relação a outras pessoas acusadas de fraudar vínculos pessoais com o empresário, com o fim de obter bens e valores, que já havia sido apreendidos em favor da União, a título de herança.
A pedido da PF, foi bloqueada a quantia de R$ 24 milhões que estavam depositados na conta do empresário.
Os investigados poderão ser responsabilizados pelos crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas e fraude processual, com penas de 3 meses a 10 anos de prisão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços