PF combate esquema de fraudes no comércio exterior no Pará


Belém/PA – A Polícia Federal deflagrou hoje (21/9) a Operação Duty Free, com o objetivo de desarticular organização criminosa especializada em fraudes tributárias, descaminho, evasão de divisas e lavagem de dinheiro, no Pará.   e a Procuradoria da República no Pará Receita Federal
Participam da operação 35 policiais federais e seis servidores da Receita Federal. A operação foi desencadeada em conjunto com a Procuradoria da República e a Receita Federal. Como parte das ações, estão sendo cumpridos simultaneamente nos municípios de Belém, Tomé-Açu e Marabá, 7 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão temporária, além de 1 mandado de condução coercitiva.
Durante investigação conjunta foi identificada associação dos envolvidos com o intuito de nacionalizar mercadorias originárias principalmente da China, valendo-se de importações fraudulentas. Houve a apreensão pela Receita Federal de um contêiner que havia recentemente desembarcado no Porto de Belém (PA).
As negociações do grupo investigado previam ainda a chegada de outros 15 contêineres contendo mercadorias de alto valor agregado, tais como eletrônicos, relógios, bolsas de grife, maquiagem e produtos semelhantes, avaliadas em mais de R$ 1,5 milhão por contêiner.
O esquema incluía ainda a utilização de doleiros nas transações comerciais, com pagamentos das importações feitas por intermédio de remessas ilegais de recursos ao exterior, caracterizando o crime de evasão de divisas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços