Destaques gaúchos nos Jogos Escolares da Juventude convocados para seleções de Vôlei e Basquete

Atletas convocados
Eduardo Rossi é um dos convocados - Foto: Ernani Campelo/divulgação -
Um convênio do Comitê Olímpico Brasileiro com as confederações nacionais de basquete, handebol, futsal e vôlei vai proporcionar um período de treinamento para cinco jovens atletas gaúchos de basquete e vôlei nas respectivas seleções nacionais da categoria Sub-15 nestas modalidades. Os atletas se destacaram pelas equipes do Rio Grande do Sul nos Jogos Escolares da Juventude, categoria de 12 a 14 anos, ocorrido no início do mês, em Fortaleza-CE. Os gaúchos convocados são João Veit Costa, Eduardo Rossi e Vitoria Rayannada Oliveira Taborda no vôlei, mais Bianca Darrigo Soares e Arthur Luís Bernardy no basquete.
Os atletas do vôlei foram convocados para um período de aprimoramento no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Vôlei, em Saquarema, de 28 de novembro a 3 de dezembro. Os treinos, para os meninos, serão comandados pelo técnico Percy Oncken, que comanda a seleção nacional Sub-19. "Esta convocação é um prêmio aos atletas que se destacaram nos Jogos Escolares da Juventude. A ideia é avaliar estes meninos para possíveis convocações em 2016 para a seleção Sub-17", explicou o técnico Percy Oncken. Ele também confirmou que estará acompanhando os jogos da categoria 15 a 17 anos dos Jogos Escolares da Juventude no mês de novembro, em Londrina-PR. "Estive em Fortaleza acompanhando os jogos e percebi vários atletas com potencial para futuras convocações", finalizou Percy.
O professor André Conti, do Colégio Sinodal, de São Leopoldo, foi o técnico da equipe que representou o estado nos Jogos Escolares em Fortaleza. Com experiência na formação de jogadores de vôlei, André concilia as aulas e treinos no Colégio Sinodal com o comando da Seleção Gaúcha Sub-17 masculina de vôlei. Segundo o educador, esta convocação é maravilhosa para a formação de futuros atletas de destaque. "Os convocados estarão treinando no mais moderno e completo centro de treinamento do voleibol brasileiro com a orientação dos técnicos da CBB. É uma oportunidade ímpar para a evolução destes jovens", acredita André. Dos meninos convocados, João Veit Costa foi chamado pela primeira vez para um período na seleção, enquanto Eduardo já esteve numa convocação no ano passado.
No basquete foram convocados 12 meninas e 12 meninos, entre eles Bianca Soares e Arthur Bernardy, que irão treinar durante uma semana com os técnicos da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), em São Sebastião do Paraíso-MG, em janeiro do próximo ano. "Esta parceria com o Comitê Olímpico visa a buscar talentos para nossas futuras seleções", explica o presidente da CBB, o gaúcho Carlos Nunes. O diretor técnico da Confederação, Vanderlei Mazzuchini Junior, entende que os Jogos Escolares servem como laboratório para a confederação identificar e desenvolver o potencial de atletas para futuras convocações. "Vamos fazer um primeiro período de treinamento em janeiro e pretendemos promover outros no decorrer dos próximos anos, visando ao Mundial Escolar, que ocorre em Buenos Aires, na Argentina, em 2018", detalha Cristiano Grama, técnico da Seleção Brasileira Masculina Sub-16.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços