CPI do BNDES ouve ex-dirigente de frigorífico

A CPI do BNDES realiza audiência pública nesta quinta-feira (24) para ouvir o depoimento do ex-presidente do frigorífico Independência Roberto Graciano Russo. O encontro foi proposto pelo deputado Miguel Haddad PSDB-SP).
De acordo com Haddad, em 2008, o BNDES adquiriu, por R$ 250 milhões, participação correspondente a cerca de um terço da composição acionária do Frigorífico Independência, no Mato Grosso do Sul, da empresa. “À época da operação, as dívidas do Independência com credores já chegavam a R$ 4 bilhões. Em fevereiro de 2009, a empresa ingressou com pedido de recuperação judicial. Na tentativa de recuperar o dinheiro investido na empresa, o BNDES recorreu à Câmara Arbitral do Mercado de Capitais da Bovespa, tentando obrigar os controladores do Independência a fazer uma recompra das ações do frigorífico em poder do banco, mas foi derrotado na ação”, explicou.
O deputado defendeu a oitiva de Russo, como testemunha, “para prestar esclarecimentos sobre a operação envolvendo a concessão de crédito pelo BNDES a empresa que estava com dívidas com credores, e após três meses solicitou recuperação judicial”.

A audiência ocorrerá no plenário 12 às 9h30.
Da Redação-SC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade