Seminário debate importância do aleitamento materno




PORTO ALEGRE, RS, BRASIL, 05.08.2015: A secretária de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participa da Abertura do VII Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e II Seminário Estadual da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Foto: Daniela Barcellos/Palácio Piratini
Secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, falou na abertura do encontro - Foto: Daniela Barcellos/ Palácio Piratini Download HD (2,68 MB)
A secretária do Gabinete de Políticas Sociais, Maria Helena Sartori, participou da solenidade de abertura do 7º Seminário Estadual da Semana Mundial da Amamentação e 2º Seminário Estadual da Estratégia Amamenta Alimenta Brasil 2015. O evento, organizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), foi realizado na manhã desta quarta-feira (5), no Auditório Mondercil Paulo de Moraes, do Ministério Público do Estado (MPE).
Em seu pronunciamento, Maria Helena lembrou que, durante a Semana Mundial de Aleitamento Materno, diversas ações são realizadas para promover e apoiar a amamentação. Saudando a iniciativa da SES, ressaltou que a mulher está conquistando espaço no ambiente profissional e buscando acesso a posições estratégicas nas mais diversas atividades. Desta forma, segundo ela, o direito à licença-maternidade deve ser reconhecido e valorizado, pela possibilidade que dá à mãe de manter contato físico com o bebê, estimular o seu desenvolvimento psicoemocional e proporcionar a ele o melhor alimento que pode receber: o leite materno.
O secretário da Saúde, João Gabbardo, destacou que o aleitamento materno é um tema fundamental para a saúde pública sob diversos aspectos, como o  direito das mulheres, os benefícios para a criança e a restrição ao uso de outros produtos na nutrição infantil. Lembrou ainda que a defesa da amamentação é uma causa que traz consequências concretas para todos.
Também estiveram presentes na abertura do encontro o secretário adjunto da Saúde, Francisco Paz, o diretor do Departamento de Ações em Saúde da SES, Elson Farias, a promotora de Justiça do MPE, Inglacir Dornelles Clós, a deputada estadual Juliana Brizola, a representante do Conselho Regional de Nutrição, Ana Lice Bernardi, e a representante do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Cristina Moreira.
Semana Mundial de Aleitamento Materno
O evento é alusivo à Semana Mundial de Aleitamento Materno, que começou em 1º de agosto e segue até esta sexta-feira (7), em mais de 170 países, para estimular a amamentação e melhorar a saúde das crianças. "Amamentar e trabalhar: para dar certo, o compromisso é de todos" é o tema de 2015.
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a amamentação exclusiva até os seis meses de idade e complementar até 1 ano de idade reduz sensivelmente a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, como diarreia e pneumonia, e ajuda na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes tipo 2 e leucemia. Além disso, o aleitamento aumenta o QI da criança e melhora seu desempenho no trabalho na fase adulta. Os benefícios para a mãe incluem a prevenção de câncer de mama e de ovário.
Texto: Sílvia Lago/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços