PF deflagra operação no combate à importação fraudulenta de item automotivo

São Paulo/SP - A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (19) a Operação 300*, contra a importação fraudulenta de para-brisas laminados de veículos automotores para posterior comercialização dos produtos em todos os Estados da Federação. Foram apreendidas 300 mil unidades.
Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão em 5 galpões e 7 mandados de condução coercitiva.
Os produtos, oriundos da China, entravam no território nacional pelo porto de Santos e seguiam para o entreposto da Receita Federal em Guarulhos, para procedimento de desembaraço alfandegário. Os preços das notas fiscais eram subfaturados. Após os trâmites, os materiais eram enviados para um galpão em Mogi das Cruzes, que não pertencia à empresa importadora, e diferente da indicada nos documentos de importação. Deste local, seguiam para outros 6 galpões, também clandestinos, para posterior distribuição pelo Brasil.
Além do crime de descaminho, há suspeitas de que os para-brisas não atendam aos requisitos de segurança exigidos pelo órgão regulamentar do setor, o que pode causar sérios riscos à segurança dos ocupantes que utilizam os veículos. Amostras serão submetidas a exames periciais para aferição da qualidade e análise de risco aos condutores.
Os envolvidos serão inicialmente indiciados por descaminho e associação criminosa.

*O nome da operação faz referência aos guerreiros spartanos, os quais simbolizam os esforços no combate à criminalidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa da Polícia Civil do Pará intensifica ações e aproxima a população de seus serviços