Ministro Toffoli apresenta parque tecnológico do TSE para implantação do RCN a deputados

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Dias Toffoli, apresentou o parque tecnológico e o processo operacional do Tribunal disponíveis para uma futura implementação do Registro Civil Nacional (RCN) aos parlamentares que compõem a Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o Projeto de Lei 1.775/2015, que cria o RCN.
Pelo projeto de lei, a criação do Registro Civil Nacional, a ser centralizado e emitido pela Justiça Eleitoral, pretende simplificar a identificação do cidadão brasileiro em todo o país. A proposta estabelece que o RCN conterá as informações do cidadão desde o seu nascimento até o seu óbito (inclusive eventuais mudanças de estado e capacidade civil).
Durante a visita, realizada na manhã desta quinta-feira (13), o presidente do TSE destacou que a Justiça Eleitoral brasileira detém o maior cadastro de cidadãos da América Latina, que soma 143 milhões de eleitores, dos quais 25 milhões já estão registrados biometricamente, e essa estrutura não deve ser usada apenas a cada dois anos, nas eleições.
De acordo com o ministro, o cadastro eleitoral pode ser compartilhado com os demais órgãos públicos, órgãos da segurança, estados e municípios, para que o Estado brasileiro possa ser beneficiado no sentido de coibir fraudes na previdência, na saúde, na educação e na segurança pública, evitando, por exemplo, que uma pessoa se passe por outra. “Este é um projeto para trazer uma otimização do investimento do Estado na Justiça Eleitoral para todo o país, por meio das demais instituições”, ressaltou.
Comitiva
Além dos parlamentares que compõem a Comissão Especial que trata do RCN na Câmara, também participou da visita ao TSE o ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.
O presidente da Comissão Especial, deputado Rômulo Gouveia (PSD-PB), afirmou que “a estrutura do TSE é fantástica e a vistita serviu para conferir a credibilidade que tem o processo eleitoral, o avanço que o Brasil deu desde 1996 com a implementação da urna eletrônica e com o processo biométrico”. Segundo o deputado, o que se pretende agora é aproveitar toda essa estrutura para a implantação do Registro Civil Nacional.
“Estamos com muita confiança que desta vez, ombreados todos, somados os esforços e, obviamente, com os devidos debates na Câmara e no Senado, nós vamos concluir essa lei que será tão importante para a desburocratização do Brasil”, disse o relator do projeto de Lei 1.775/2015, deputado Julio Lopes (PP-RJ).
O deputado Celso Russomanno (PRB-SP) destacou que, ao longo de várias Comissões Parlamentares de Inquérito do Congresso Nacional, já se constatou que o crime organizado usa uma quantidade imensa de identificações, mas com a implementação do RCN “vamos impedir que toda prática de estelionato seja cometida, afinal de contas o cidadão, através da sua impressão digital é identificado em qualquer ponto do país, facilitando a identificação por parte da polícia”.
Para o deputado Luiz Gonzaga Ribeiro (subtenente Gonzaga, do PDT-MG), a visita foi fundamental porque acrescentou informações necessárias para haver diálogo com vários setores, como cartórios e órgãos de segurança, que já possuem seus bancos de dados e estão preocupados em torná-los inúteis. “Saímos daqui com a segurança de que o projeto não altera em absolutamente nada a competência dos Estados nem dos diversos órgãos que também trabalham com banco de dados. Pelo contrário, nós podemos afirmar que todos se beneficiarão dessa proposta”, frisou o parlamentar.
“Ninguém vai mexer com a função do registro civil no Brasil. Nós estamos é criando um plano nacional de identificação unívoca e inequívoca do cidadão. Esse passo dado está sendo demonstrado ao Congresso para que a gente tenha celeridade na aprovação desse projeto de enorme interesse nacional”, concluiu o ministro Afif Domingos.
O projeto
Em 28 de maio deste ano, a presidente Dilma Roussef assinou a mensagem de encaminhamento da proposta ao Poder Legislativo.
O Registro Civil Nacional tem por objetivo identificar cada brasileiro nato ou naturalizado desde seu nascimento ou naturalização em suas relações com a sociedade e com os órgãos e entidades governamentais e privados.
Caberá à Justiça Eleitoral atribuir a cada brasileiro um número de RCN e fornecer o documento, que terá fé pública e validade em todo o território nacional. Com ele, fica dispensada a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou tenham sido mencionados.
O RCN utilizará a base de dados biométricos da Justiça Eleitoral, a base de dados do Sistema Nacional de Informações de Registro Civil e outras informações biográficas ou biométricas contidas em bases de dados da Justiça Eleitoral ou disponibilizadas por outros órgãos.
Será atribuição ainda da Justiça Eleitoral armazenar e gerir a base de dados do RCN e mantê-la atualizada. Além disso, deverá adotar providências para assegurar a integridade, disponibilidade, autenticidade e confidencialidade desses dados. O Poder Executivo da União, estados, Distrito Federal e municípios terão acesso à base de dados do registro, com exceção das informações eleitorais.
O projeto cria, ainda, o Comitê do RCN, com a participação do Poder Executivo Federal e da Justiça Eleitoral. Caberá a esse comitê recomendar o padrão biométrico do RCN, o padrão do documento, e os documentos necessários para expedição do registro.
Pela proposta, também fica instituído o Fundo do Registro Civil Nacional (FRCN), vinculado ao Tribunal Superior Eleitoral.
Justiça Eleitoral
A Justiça Eleitoral aproveitará a ampla experiência que tem no Programa de Recadastramento Biométrico do Eleitor para implantar o RCN. Ela possui estrutura operacional com parques computacionais modernos, disponíveis no TSE e em 27 TREs, sediados nas capitais dos estados e do Distrito Federal.
Abrange, ainda, 3.033 cartórios eleitorais em todo o país e dispõe de rede de tráfego de dados adequada, envolvendo todos os cartórios, os TREs e o TSE. Sua estrutura de recursos humanos está presente em 3.925 pontos de atendimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gestão de Gladson Cameli encerra 2021 com grandes avanços na Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura

Boletim Sesacre desta quarta, 29, sobre o coronavírus

Saúde alerta para superlotação de unidades de alta complexidade