terça-feira, 4 de agosto de 2015

Fepagro é uma das organizadoras de evento sobre plantas bioativas






Plantas bioativas
Cartaz do evento - Foto: Divulgação Fepagro -
A Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) é uma das organizadoras da 9ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas - 9ª RTEPB -, que ocorre de 9 a 11 de setembro, no Galpão Crioulo do Camping Municipal de São Lourenço do Sul (RS). O tema dessa edição é 'O caminho das plantas bioativas: cultivando saberes e fazeres'. “A ideia é construir uma nova etapa de mobilização e organização coletiva”, explica a pesquisadora da Fepagro Viamão, Sônia Regina Pereira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesse link. 
Participarão trabalhadores e voluntários da saúde, trabalhadores da agricultura, da educação, da extensão rural, da pesquisa, dos movimentos sociais, colaboradores e simpatizantes. Haverá palestras, oficinas, painéis, feiras, exposições e apresentação de trabalhos técnicos e experiências populares com plantas bioativas. No próximo dia 9, acontece o painel 'Integrando saúde, agricultura e educação'; no dia 10, os painéis 'Unindo os elos da cadeia produtiva' e 'Conservação e Potencialidades de Uso'.
O evento é organizado também pela Emater/RS/Ascar, Embrapa Clima Temperado, Prefeitura de São Lourenço do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outras entidades.


Plantas bioativas
As plantas bioativas são aquelas que possuem alguma ação sobre outros seres vivos e cujo efeito pode se manifestar tanto pela sua presença em um ambiente, quanto pelo uso direto de substâncias delas extraídas, desde que mediante uma intenção ou consciência humana deste efeito. Dentro desse conceito, enquadram-se as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, tóxicas, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário