quinta-feira, 2 de julho de 2015

Tião Viana lança programa de mecanização do Alto Acre Por Samuel Bryan

“O Alto Acre tem um grande destino que vai se consolidar nessa etapa de governo”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“O Alto Acre tem um grande destino, que vai se consolidar nesta etapa de governo”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
O governador Tião Viana lançou nesta quinta-feira, 2, o programa de mecanização do Alto Acre para 2015. Além de Brasileia, Xapuri, Assis Brasil e Epitaciolândia receberam 12 tratores, quatro caminhões e 18 implementos agrícolas para mecanização, que irão auxiliar os produtores da agricultura familiar. Ao todo, os investimentos na região para este ano ultrapassam os R$ 6 milhões.
“O Alto Acre tem um grande destino que vai se consolidar nessa etapa de governo”, disse Tião Viana (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Foram entregues 12 tratores, quatro caminhões e 18 implementos agrícolas para os produtores da região (Foto: Sérgio Vale/Secom)
As cadeias produtivas vêm se consolidando no Alto Acre, principalmente na cultura do milho, que sustenta a grande produção de aves e suínos na região. “A gente sabe que a vida no campo é assim: depende da chuva, do sol e de oportunidades. E são essas máquinas que vão gerar mais oportunidades. A gente não vai parar de lutar por esta região. O Alto Acre tem um grande destino, que vai se consolidar nesta etapa de governo”, disse o governador Tião Viana.
Em 2012, o governo do Estado adquiriu 364 máquinas agrícolas para todo o Acre, num investimento histórico. Com as novas entregues, as cadeias produtivas se tornam ainda mais fortalecidas, junto também ao programa de recuperação de ramais, que começa em breve na região, numa parceria com a prefeitura de Brasileia e o 7º Batalhão de Engenharia e Construção. Também foi anunciado para o fim do ano o novo campus da Universidade Federal do Acre (Ufac), com 250 vagas para os cursos de engenharia de alimentos, engenharia de pesca e biologia.
Investimentos rurais não param
(Foto: Sérgio Vale/Secom)
Equipamentos irão fortalecer produção familiar (Foto: Sérgio Vale/Secom)
“O desafio aqui é muito grande. Muitos produtores já estão com suas mecanizações agendadas e temos uma programação de melhorias, como a construção de açudes, além de um diagnóstico técnico em andamento em parceria com o Sebrae”, destaca o secretário de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar, Glenilson Figueiredo .
Já o diretor da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Idésio Franke, ressalta que serão contratados 13 novos técnicos agrícolas. Também este ano serão desenvolvidos 250 projetos rurais em Epitaciolândia, 300 em Brasileia e 400 em Xapuri.
Para produtores como Roberto Silva, criador de aves na região, o investimento é mais do que bem-vindo, num momento chave como este para o cenário econômico nacional. “Sou um produtor nato, nasci e cresci no campo, mas nos últimos anos tenho um orgulho dos investimentos no setor rural do Estado. Por isso quero pedir aos colegas que não desanimem, senão, vocês não verão os sonhos acontecerem”, relata.
Já o prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, lembra que, faltando um dia para o aniversário de 105 anos do município, este é um presente do governo, mesmo após um ano marcado por uma catástrofe ambiental que inundou 90% da cidade. “Este é um momento de comemorar. Agora vamos acreditar no nosso povo, vamos nos reconstruir, porque somos guerreiros, e nosso governo vai nos ajudar a superar esse momento”, disse Everaldo.

O que disseram

“É bom a gente reconhecer toda a articulação do Tião Viana junto com o governo federal, a nossa presidente Dilma, para manter esses investimentos no Acre dessa magnitude.”
É bom a gente reconhecer toda a articulação do Tião Viana junto com o governo federal, a nossa presidente Dilma, para manter esses investimentos no Acre dessa magnitude.
Leila Galvão – deputada estadual
“É bom a gente reconhecer toda a articulação do Tião Viana junto com o governo federal, a nossa presidente Dilma, para manter esses investimentos no Acre dessa magnitude.”
“O setor rural é uma área que, quanto mais a gente ajudar, mais as pessoas terão chances de melhorar de vida. E vamos juntos agora com o governador Tião Viana ajudar cada vez mais a fortalecer esse setor.”
Lourival Marques – deputado estadual
oquedisseram-asdfasfe
“Venho muito feliz e agradecida por ver o esforço do governo, dos produtores, fazendo o que podem para que o nosso povo seja assistido.”
Maria Antonia – deputada estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário